domingo, 13 de setembro de 2009

13 de Setembro - Dia Nacional de Missões.

SENAMI - Secretaria Nacional de Missões, um órgão da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil . Nossa História das Assembléias de Deus no Brasil, e o IDE da Grande Comissão das Missões sempre fizeram parte da história das Assembléias de Deus no brasil, visto que sua existência é fruto do trabalho missionário de dois jovens suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, os quais desde cedo procuraram incutir no espírito dos membros da nova igreja a obediência ao IDE de Jesus, exarado na Grande Comissão de Mateus 28.18,19 e Marcos 16.15.
Assim, com apenas dois anos de existência, a Igreja da Missão da Fé Apostólica, mais tarde Assembléia de Deus no Brasil, de sua sede em Belém do Pará, enviou a Portugal seu primeiro Missionário ao exterior: José Plácido da Costa. Em 1921, foi a vez de José de Mattos. Ao longo dos anos outros seguiram os mesmos passos, saindo do Brasil para levar as boas novas a outros povos. Contudo, não havia um órgão oficial normativo que credenciasse os missionários e lutasse pelos seus interesses no campo missionário. Urgia solucionar tal problema, a fim de expandir o potencial missionário das Assembléias de Deus no Brasil e no exterior.
Nasce a SENAMI. Estes heróis da Fé realizaram sua parte na Grande Comissão sem qualquer suporte logístico, ou seja não possuíam credenciais para comprovarem suas atividades nos países aonde chegavam. Isto durou até o ano de 1975, quando em boa hora, foi criada a Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), com a finalidade de estruturar o trabalho missionário das Assembléias de Deus no Brasil, dentro do território nacional e no exterior e credenciar os missionários enviados por suas igrejas.
O que pretende a SENAMI - Incrementar o Projeto Adoção de obreiros; Realizar Congressos e Conferências Nacionais e Missões das Assembléias de Deus no Brasil; Fortalecer seu trabalho de pesquisa e de assessoramento às igrejas, para que cumpram a Grande Comissão; Assistir missionários no campo com maior e melhor atendimento material, moral e ministerial; Criar normas que propiciem as atividades evangélicas, tais como cruzadas, secretarias regionais e locais de missões, e também melhor funcionabilidade e conseqüente frutificação para o reino de Deus; Executar projetos de evangelização por vias fluviais e marítimas, mediante a aquisição de embarcações adequadas e capazes para tal tarefa; Estabelecer melhor intercâmbio com outros setores da Grande Seara, sempre que haja necessidade, visando o bom desempenho do labor missionário.
Como funciona a SENAMI - As igrejas são as agências pelas quais a SENAMI executa a obra de missões. No segundo domingo de setembro de cada ano comemora-se o (Dia Nacional de Missões). Nesse dia, as igrejas ofertam 1 REAL ou mais por cada pessoa e, com a oferta alcançada, a SENAMI mantém a sua administração, adota obreiros e ajuda os que estão nos campos missionários durante o ano. O desafio às igrejas para contribuir é grande e, embora a resposta a este desafio seja lenta, as metas vão sendo alcançadas a cada um.
Ajuda de particulares - A SENAMI conta com alguns mantenedores que mensalmente, com pequenas quantias, ajudam o Projeto de Adoção de Obreiros. São pessoas anônimas, cheias de amor pela obra de missões, cujas ofertas, embora seus nomes não sejam identificados, são depositados fielmente nas contas da SENAMI. Deus tem usado estas ofertas particulares para que a SENAMI possa continuar semeando a boa semente da Palavra de Deus. Você pode tomar parte neste grupo de heróis anônimos que aceitaram este grande desafio sendo um dos nossos mantenedores.
Ajuda da CPAD - A nossa casa Publicadora das Assembléias de Deus no Brasil tem dado um grande apoio a SENAMI na parte promocional e na impressão do nosso informativo SEARA EM FOCO. Nada nos é vetado quanto ao trabalho de missões. Todo material usado pela SENAMI, impresso na CPAD, tem sido generosamente doado à obra de Missões, na pessoa do seu Diretor, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza. A CPAD caminha lado a lado com a SENAMI no grande desafio de evangelizar o Brasil e o mundo.
Apoio da Mesa Diretora da CGADB - A SENAMI tem contado com o apoio irrestrito da nossa mesa diretora. Deus tem dotado a atual diretoria da CGADB de visão missionária e amor aos perdidos. Nosso presidente tem sido um desbravador missionário, enviando, apoiando, contribuindo e somando esforços constantes para que a SENAMI execute o seu trabalho com responsabilidade e obediência ao Ide do Senhor Jesus.
Trabalho Voluntário dos seus colaboradores Deus tem usado obreiros voluntários, que generosamente têm se colocado à disposição da SENAMI para ajudá-la na área de diretoria, conferências e outros fins. São pastores que dedicam seu tempo ao Senhor, pelo amor à causa, pondo os bens das igrejas que pastoreiam a disposição da SENAMI. Estes dedicados obreiros atuam principalmente na sua administração, ocupando cargos em sua diretoria, sem qualquer remuneração. A SENAMI é um órgão da CGADB que caminha e conquista espaço no Brasil e no mundo, alicerçado na força do amor, generosidade e dedicação de vida e tempo exclusivamente ao Senhor da Seara.

Esta é a homenagem deste singelo Blog a todos os missionários e desbravadores, que dedicam suas vidas por amor ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em Cristo;
Ev. Anderson Araújo.

Fonte - SENAMI.

2 comentários:

  1. Caro Ev. Anderson,
    Graça e Paz!

    Missões é a nossa missão!

    Parabéns pela postagem!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Caro PR. Carlos Roberto;
    Graça e Paz;

    Missões está no coração de Deus e tem que estar no nosso Também... Obrigado pela visita;

    um grande abraço;
    seu conservo;
    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir