quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Preservando o Altar em chamas" Lv.6:13.

O tema que irei abordar falará de um dos mais importantes elementos da terra,o Fogo. A título de conhecimento o fogo foi descoberto ainda nos tempos primórdios da humanidade pelos nossos ancestrais, sendo um importante elemento usado pelas mãos do homem até os dias atuais.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.
Nas Sagradas Escrituras, vemos uma participação importantissima deste elemento chamado Fogo, em diversas ocasiões encontraremos este elemento sendo manifestado pelo próprio Deus: Lv.9:23- Saiu Fogo do Senhor; Dt.4:24- Deus é um fogo que consome; Dt. 5:4- Deus fala no meio do fogo; I Rs.18:38- Caiu fogo do Senhor; Jr.23:29- A palavra do Senhor é como fogo; Mt.3:11- Batiza com Espírito Santo e com fogo; etc... 
 Em Levíticos (6:13), fala de um fogo em especial, que teria que queimar continuamente e não poderia de forma alguma se apagar, "O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará". Deus instruiu Moisés á ordenar Arão e seus filhos, a observarem a lei do holocausto seguindo todas as suas tradições, incluíndo a ordem para o sacerdote não deixar o fogo do altar se apagar tendo o compromisso de retirar as cinzas e colocar o combustível (a lenha) a cada manhã.
Fazendo uma analogia destes elementos que acabamos de citar, podemos entender que:
1- Os Sacerdotes - São os salvos em Cristo, ou seja, cada um de nós somos feitos sacerdotes para com Deus. (Ap.1:5-6).
2- O Altar - Simboliza a nossa vida espiritual, nosso coração, nossa comunhão com Deus. O altar tinha que estar sempre organizado, limpo e preparado para ser usado para o sacrifício.(Gn.22:6-9; I Rs.18:30). Cabe aqui uma pergunta: Como está o nosso altar?
3- O Holocausto (sacrifício) - Simboliza a nossa devoção a Deus, a nossa adoração; e o nosso culto a Deus. (Rm.12:1-2.)
4- A Lenha - Simboliza as nossas súplicas e orações a Deus, é o combustível que mantém as nossas vidas acesas na presença do Senhor. (Rm.12:12; Tg.5:15). Sem oração não há fogo (Pv.26:20), e se houver cuidado é fogo estranho.
5- O Fogo - Simboliza a presença do Espírito Santo em nossas vidas, (Mt.3:11; At.2:3-4).

Observando esta exposição, entendemos que precisamos preservar o nosso altar em chamas por alguns motivos importantes tais como:

a) O FOGO AFASTA OS PREDADORES;

O fogo na idade média era usado para vários fins, e um deles era para afastar os predadores que rondavam as comunidades e acampamentos, vemos na bíblia que uma víbora que estava fugindo do fogo, acabou mordendo a mão do apóstolo Paulo,(At.28:3). Aprendemos então que o fogo nos dá proteção contra os predadores (Sl.84:11p/a), é bem verdade que os predadores deste mundo tem se camuflado a cada dia, tentando enganar as pessoas,(e principalmente o povo de Deus), com seus disfarces como a mídia por exemplo, com seus programas indescentes, profanos, cheios de misticismo e pecado, passando uma imagem invertida dos valores bíblicos pregando que aquilo que a bíblia condena como pecado já não é tão pecado assim, programas que mostram abertamente a prostituição, o adultério, a vida fácil, como algo normal é a turma do NÃO TEM NADA A VER..., o modernismo, o materialismo,etc. CUIDADO, não brinque com o Predador porque ele está ao nosso derredor rugindo como leão tentando tragar aquele que já não preserva mais o FOGO do Espírito Santo em sua vida (I Pe.5:8), Revista-se  cada vez mais das armaduras espirituais (Ef.6:10-15), e esteja com teu altar em chamas porque com certeza o predador não conseguirá tocar em sua vida.oh glória.

b) O FOGO CONSOME A MATÉRIA ;

O fogo tem o poder de destruir toda a matéria e organismo vivo como carne, ossos e etc. Assim como a carne do sacrifício tinha que ser queimada no fogo, a nossa carne e desejos carnais desordenados(concupciências) também devem ser queimadas pelo FOGO do Espírito Santo, onde há fogo não pode haver carne, mas o que tem acontecido infelismente são pessoas dizendo que são CHEIAS DO FOGO que profetizam, cantam, pregam em nossas igrejas e por trás da máscara adulteram, mentem, roubam e agem como verdadeiros lobos em peles de ovelhas, Cuidado com o fogo estranho. Que o Senhor continue nos dando discernimento para entender-mos que onde há fogo a carne tem que morrer (Rm.8:6-9); (II Co.10:3) (Gl.5:17); (I Jo.2:15-17).

c) O FOGO PURIFICA E REFINA;

Nm.31:23 - "Todas as coisas que puderem suportar o fogo passai pelo fogo, para que fique limpa." Após a guerra dos soldados israelitas contra os midianitas foram proibidos de entrarem no arraial, enquanto não lavassem as suas vestimentas com água e purificassem os pendentes de cobre, prata e ouro no fogo, porque esta era a lei que o Senhor havia dado á Moisés, nada imundo poderia entrar no arraial. Portanto, aprendemos que precisamos preservar o fogo no altar do nosso coração para que nossas vidas constantemente sejam purificadas,(Ec.9:8) assim como o ouro que é provado pelo fogo (Nm.31:22-23),quando passamos pelo fogo de Deus, todas as impurezas e escórias vão saindo.O pecado sempre teve a intenção de manchar as nossas vestes, lembremos do profeta Isaías que só pôde ter plena comunhão com Deus, após a morte do rei Uzias (Is.6:1), foi quando ele teve a visão do serafim que colocou em seus lábios uma BRASA VIVA e disse-lhe: ( Eis que isto tocou os teus lábios e a tua iniquidade foi tirada e purificado os teus pecados...) Is.6:6-7.
Nunca permita que esta chama venha se apagar em sua vida, saiba que preservando o fogo no altar do nosso coração estaremos caminhando á passos firmes para a VIDA ETERNA com CRISTO.


E não se esqueça que para que haja fogo precisamos de:
CALOR,COMBUSTÍVEL E COMBURENTE, OU SEJA:
PALAVRA,ORAÇÃO E SANTIDADE.

Em Cristo;

Ev. Anderson Araújo.

3 comentários:

  1. Ev.Anderson! Paz!

    Estava eu procurando novos blogs para divulgar o meu e... Surpresa boa! Achei seu blog! Parabéns pelo trabalho e qualidade dos posts.

    E, aproveitando, apresento o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Querido Danilo Fernandes;
    Graça e Paz;
    É um enorme prazer recebê-lo neste singelo blog,obrigado pelas palavras de incentivo e tenha certeza que estarei visitando o seu blog também. Um grande abraço e seja bem vindo.

    Naquele que venceu a morte e ressucitou;

    Ev. Anderson Araújo.

    ResponderExcluir
  3. PAZ de DEUS estava procurando alguma referencia e relação ao tema(lv. 6:13) do grupo jovem e achei esse belo estudo Deus continue te abençoando e dando esse entendimento espetacular PAZ.

    ResponderExcluir