segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Religião ou Novo Nascimento?

Em João 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé Cristã: a REGENERAÇÃO, conforme cita Paulo á Tito 3.5: "Segundo a sua misericórdia nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo", ambos estão falando acerca do novo nascimento, o nascimento espiritual do homem. Sem esse novo nascimento, ninguém poderá ver o Reino de Deus, ou seja receber a vida eterna e a salvação mediante o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
O que o Mestre estava querendo transmitir á Nicodemos era justamente a doutrina do novo nascimento, que era necessário uma mudança radical na sua forma de viver, pois o nascer de novo era muito mais do que um mero ritual religioso e sim, um testemunho público que envolve transformação, arrependimento, obediência, libertação, e o desejo sincero de agradar a Deus desviando-se do mal (Jo 2.3-11, 15-17, 24-29).
Nicodemos, que só aparece no Evangelho de João, é apresentado com as seguintes palavras: "
Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus" (Jo 3.:1).
A expressão "principal" indica que ele era membro do sinédrio judaico, o famoso concílio dos setenta homens, os quais governavam os judeus naquela época. Poder, riquezas e prestígio acompanhavam esse cargo, o que fazia de Nicodemos um membro da Elite social dos judeus. Mais adiante, Jesus até se referiu a ele como "Mestre em Israel"(Jo 3:10). Normalmente, as pessoas que ocupavam posições elevadas como a de Nicodemos, eram inimigas vorazes de Jesus. Nicodemos, porém, tinha um coração investigador queria conhecer de perto um pouco mais sobre Jesus, porém não queria que ninguém o soubesse senão poderia ser prejudicial para a sua vida religiosa e por isso foi ter de noite com Jesus. Quando Nicodemos se aproxima de Jesus logo ele expressa a frase "Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele" (Jo 3:2). Acho interessante que mesmo em meio a tanta religiosidade ele afirmou crer em Jesus e em seus milagres, contudo Jesus não se deixou levar pelo elogio vindo de Nicodemos e sem perder tempo logo respondeu-lhe abrutamente: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3:3). Isso gerou um conflito na mente e na alma de Nicodemos, pois quando Jesus pronunciou estas palavras Ele usou a palavra grega anothen (que significa "novamente" ou "de cima"), Jesus estava falando com Nicodemos na língua "de cima" e não na língua da terra (Jo 3:31). Jesus estava declarando a Nicodemos a necessidade de um renascimento Espiritual pelo poder de Deus, enquanto Nicodemos estava tentando entender como alguém sendo velho poderia entrar fisicamente no útero materno! Embora o visitante noturno de Jesus tivesse uma louvável curiosidade pelo professor de Nazaré, ele ainda estava pensando em termos puramente terrenos e apesar de toda religiosidade não havia entrado na esfera do Espírito. Fico imaginando quantos Nicodemos ainda existem por aí, achando que o Reino de Deus se resume nas coisas terrenas e meramente humanas, não abrem os seus corações para que o Espírito Santo lhes faça enchergar que muito mais do que dizer sou Evangélico é dizer sou Nascido de novo...

Hoje o modernismo e o modismo tem tomado conta do meio gospel, hoje ser Evangélico é status e não mais renúncia, pessoas que estão ridicularizando e relativizando o Evangelho, o que seria uma mudança de vida, se tornou em: "Não tem nada a ver". O que Cristo estava ensinando á Nicodemos era que o Evangelho não se resumia em uma prática religiosa e sim um novo nascimento no Espírito. Oxalá que o Senhor continue levantando homens que não apresentem um evangelho relativizado, ou moderno onde as pessoas vem para Deus como estão, e continuam como estavam ou seja nada mudou em suas vidas, as praticas continuam as mesmas, os vícios continuam os mesmos e o poder do evangelho regenerador é diminuído sem nenhum ressentimento. George Whitefield, certa vez foi indagado por um amigo:
" George, porque você prega tantas vezes sobre o texto que diz: Importa-vos nascer de novo?" Whitefield respondeu firmemente:
"Porque ao homem importa-vos nascer de novo!". A todos que crêem que Jesus era um homem proeminente, um grande professor, mas não chegava a ser o filho de Deus, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A Todos que pensam que a bondade básica é o suficiente para Deus, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A todos que se sentem confortáveis em sua religiosidade culturalmente herdadas, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A todos que não vêem o verdadeiro significado do batismo e o consideram como mera historicidade irrelevante do passado, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


Que o Eterno vos abençoe hoje e sempre;


seu conservo;


Ev. Anderson Araújo.


Bibliografia - Bíblia de Estudos Pentecostal


Livro Heróis da Fé - Orlando Boyer


Bible courses estudos teológicos.

6 comentários:

  1. Ev. Anderson,
    Shalom!
    Boa abordagem meu irmão, bem objetiva e esclarecedora. De forma clara tratando do real sentido do cristianismo; vida transformado pelo Espírito de Deus através da obra de regeneração, ao contrário do que estamos vendo hoje muitas pessoas dizem cristãos, pois está em moda ser crente.
    Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas.

    Seu irmão e amigo

    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pb. Uilson Camilo;
    Graçae Paz;
    Obrigado por suas palavras companheiro, precisamos verdadeiramente pregar a palavra da verdade,infelizmente estáexistindo muita RELIGIOSIDADE e pouca REGENERAÇÃO, um grande abraço;
    seu conservo;

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Ev. Anderson, seu blog já está se tornando um referecial em estudos teológicos, que o Senhor continue te usando com poder e glória.
    Abraços

    Em Cristo,
    Pb. Juari Barbosa
    Doulos Cristou

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog, que Deus continue te abençoando, te capacitando em nome de Jesus, visite meu blog passa lá e comenta, te vejo por lá.

    ResponderExcluir
  5. Caro Pb. Juari;
    Shalom;

    Obrigado pelas sinceras palavras companheiro, temos aprendido com homens de Deus e você é um deles... um grande abraço e obrigado pela sua visita..

    em Cristo;

    Ev. Anderson Araújo.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Sheivison;
    Graça e Paz;

    Muito obrigado por suas palavras de incentivo á este singelo blog, é um enorme prazer recebê-lo neste espaço, sinta-se á vontade e com certeza estarei não só visitando, como estarei seguindo seu blog. Um abraço e que o Eterno te abençoe.

    Em Cristo;

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir