terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Por quem somos guiados?

"Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir" (Jo 16:13).

O Pecado e a falta de Temor á Deus e a sua palavra tem levado a humanidade á passos largos ao declínio espiritual. As pessoas procuram desenfreadamente soluções instantâneas para os seus problemas e nessa procura desesperada acabam apelando para todo o tipo de alto ajuda, misticismo e coisas desse tipo, esquecendo que nós precisamos da ajuda do Alto.
Quando Jesus estava ensinando as últimas instruções aos seus discípulos no cap. 16 do livro de João, o Mestre falava acerca da sua subida ao céu e a descida do Espírito Santo como um Guia para os discípulos e para toda a humanidade, esse Guia nos mostraria toda a verdade e o caminho a ser seguido até o retorno do Senhor Jesus para buscar o seu povo Santo (a Igreja) para estar para sempre com ELE.
Mas o que temos visto infelizmente são pessoas que não dando crédito á palavra que Cristo pronunciou, e vivem dissolutos em seus próprios desígnios e pensamentos, existem nos dias atuais algumas classes de pessoas que se dizem GUIADAS, mas que tipo de "guias" encontramos por aí... vejamos a seguir:

a) Pessoas que são Guiadas por Si mesma:
São aquelas que se deixam levar pelo egocentrismo, pelo eu que existe dentro de si, são aqueles que são guiadas pela fama e pelo poder paralelo, pelo dinheiro e prestígio que possui, um exemplo claro nas Escrituras foi o rei Nabucodonosor que por causa da sua prepotência e arrogância foi pastar com os animais no campo durante 7 anos para aprender que Deus não divide Sua Glória com ninguém...
"falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?" Dn 4:30.

b) Pessoas que são guiadas pelos outros:
São aquelas pessoas que nunca tem opinião própria, porém estão sempre tomando suas decisões e atitudes baseadas nas opiniões e pensamentos de outras pessoas. São aquelas que vão embaladas pela multidão dizendo que se todo mundo esta de acordo eu também estou... são os que chamamos de "maria vai com as outras", vivendo uma vida sem direção e sem objetivo próprio, são os que dizem o que todo mundo diz, fazem o que todo mundo faz, afinal "A vóz do povo é a vóz de Deus"!!! misericórdia, peçamos ao Eterno graça para não entrarmos por esse caminho.

c) Pessoas que são guiadas pelo Inimigo:
Essa classe é a mais preocupante, são aquelas pessoas que dão lugar para o diabo usá-las na intenção de Matar, Roubar e Destruir como diz as escrituras, e também na maioria das vezes entristecer pessoas, induzir outros ao pecado, provocar todo o tipo de embaraços e laços ao próximo no intuíto de prejudicá-lo, etc... Poderíamos citar aqui vários exemplos, como a traição de Judas Iscariotes para com Jesus, traindo-o com um beijo por míseras moedas de prata; Corá Datã e Abirão que deixaram o inimigo entrar em seus corações para se rebelarem contra Moisés e Arão, porém o fim deles foi serem engolidos vivos pela terra em que pisavam (Nm 16:1-34).

d) Pessoas que são Guiadas pelo Espírito de Deus:
São o oposto de todos os exemplos mencionados acima, são aquelas pessoas que professam sua fé em Cristo, que são não atribuem a sí mesmo a glória, mas a Deus que é merecedor, são os que não olham o tamanho do gigante porém, acreditam que venceram as lutas independente de qualquer circuntância, são aqueles que são sensíveis a vóz de Deus e a sua palavra, e resumindo as qualidades daqueles que verdadeiramente são guiados pelo Espírito de Deus, que por sinal são inúmeras, defino como: Os que ouvem, guardam e praticam a palavra de Deus no seu cotidiano tendo como primícia a comunhão, a Intimidade e a fidelidade com o Eterno Todo Poderoso, são os Daniel, os Jeremias, as Déboras, os João Batista e muitos outros exemplos que encontramos nas Escrituras...

Peço que Deus continue nos guiando com o seu Espírito e que não venhamos cair nas investidas dos guias que andam todos os dias tentando nos tragar....
Em Cristo;
Nele que Vive e Reina para sempre;
Ev. Anderson Araújo.


4 comentários:

  1. Shalom!

    Amado Ev. Anderson, precisamos mais do que nunca da direção do Eterno para nossas vidas. Parabéns pelo texto. Continue escrevendo. Muitas pessoas estão sedentas do verdadeiro Evangelho.

    Um abraço do companheiro, Pr Marcello

    P.s Uma pérola: Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas eu conheço bem Aquele que me guia - Martinho Lutero

    ResponderExcluir
  2. Shalom!!!

    Querido e Amigo Pr. Marcello de Oliveira agradeço suas palavras e concordo plenamente, que o Eterno continue nos guiando com seu Santo Espírito....

    Grato pela pérola de Lutero.

    um grande abraço;

    seu conservo menor;

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz!

    Caro amigo e irmão Ev.Anderson,
    parabéns pela excelente postagem.

    Realmente estamos vivendo dias
    em que as pessoas preferem ser
    guiadas por si mesma,por outras
    pessoas,pelo inimigo de nossas almas e por
    ai a fora.

    Simplismente regeitam ser guiados por Aquele
    que nos leva junto as águas tranquilas.


    Um grande abraço companheiro,
    e um Feliz Natal com Jesus.

    Em Cristo,
    Pb.Silas.

    ResponderExcluir
  4. Nobre Pb. Silas Pimenta;
    Graça e Paz;

    Agradeço suas palavras de incentivo a este blog e fico feliz em saber que você foi abençoado por esta palavra, sei que você é um homem de Deus guiado pelo Espírito Santo e que os demais "guias" que existem por aí não vão te alcançar... Continue sendo uma ferramenta nas mãos do Eterno pois a caminhada só está começando;

    um grande abraço;

    Seu conservo menor;

    Ev. Anderson Araujo.

    ResponderExcluir