domingo, 6 de setembro de 2009

Trocando a decepção pelo milagre.

Quem nunca ficou decepcionado ou frustrado com alguém ou com alguma situação? Acho que todos nós, sem exceção já passamos por uma dessas. A Palavra decepção segundo o dicionário é a frustração da esperança, o desapontamento, o malogro e a desilusão sofrida por alguém diante das circunstâncias da vida, é esperar algo com muita convicção e não receber, é confiar em alguém e esse alguém não corresponder segundo as expectativas.

Olhando para as Escrituras Sagradas vejo isso acontecendo de forma literal em diversas situações, e fazendo uma reflexão, gostaria de usar como texto base o Evangelho de João Cap.11:21 (“ Mestre se o Senhor estivesse aqui, meu irmão Lázaro não teria morrido”). O contexto desta história incrível fala de duas irmãs de Lázaro chamadas Marta e Maria, uma família unida que, estava enfrentando um momento difícil e desesperador. Lázaro era um homem influente e todos o tinham em grande estima em sua terra, logo Jesus em várias de suas viagens á Betânia e cidades circunvizinhas, repousava em casa de Lázaro, pois, também era um homem muito hospitaleiro e em pouco tempo tornou-se, no que diz á bíblia o amigo do Mestre-(Jo.11:5 e 11). (Lc 10:38-42).
Observando este versículo, vemos duas mulheres totalmente decepcionadas, frustradas, e entristecidas, não com seus vizinhos ou parentes, mas com Jesus. No momento em que Lázaro é acometido de uma enfermidade, logo Marta e Maria fazem a notícia chegar até Jesus (Jo.11:3), achavam elas, que o Mestre largaria tudo que estivesse fazendo e atenderia imediatamente o chamado, afinal de contas era o seu amigo que estava perecendo. O cenário que Marta e Maria estavam vivendo não é diferente dos de hoje, queremos que Deus esteja de prontidão para atender todos os nossos desejos ou nossos pedidos ao nosso tempo e jeito, vivemos focados em Nosso tempo, e não no tempo DELE, queremos ensinar a Deus como e a que horas Ele deve atender as nossas petições. Precisamos entender de uma vez por todas que o Mestre não precisa de nossa ajuda, ou do nosso jeitinho brasileiro (como dizem por aí), Deus trabalha no Seu próprio tempo e precisamos somente confiar nele, é como o profeta Isaías disse:
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55:8-9).
Quando Jesus recebe a notícia, Ele demora cerca de 2 dias na aldeia onde estava com seus discípulos, fico pensando quantas vezes Marta e Maria não foram até á porta da aldeia para ver se Jesus estava chegando, e cada dia que se passava a decepção aumentava e a frustração era notória, mas, finalmente o Mestre chegou, apesar de que aos olhares do povo e também de Marta e Maria não adiantava nada porque Lázaro havia sido sepultado já á quatro dias... Era a frase que soava entre a multidão que acompanhava o encontro de Jesus com Marta e Maria. Então Jesus olhando a decepção de Marta tentando consolá-la e fazê-la entender o seu propósito disse: “ Marta, o teu irmão há de Ressuscitar”, Marta não entende a princípio aquilo que Jesus queria dizer-lhe, pensando ela que Jesus falava acerca da ressurreição futura, mas Jesus logo a surpreendeu dizendo: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá, crês tu nisto? (Jo 11:23-26).
Finalmente Jesus estava preparando Marta e Maria para a consolidação de seu propósito, (mostrar a glória de Deus), indo ele até ao sepulcro onde haviam colocado Lázaro viu uma grande multidão de judeus, religiosos, e avistou uma grande pedra posta na entrada da sepultura então disse a Marta: Tirai a Pedra! Ora que pedido mais estranho esse? Jesus poderia muito bem retirar aquela pedra com apenas uma ordem, mas eu aprendo aqui que existem pedras em nossas vidas que somos nós que precisamos retirar para que o milagre aconteça. Talvez, a pedra de Marta e Maria, poderia ser a pedra da decepção, da tristeza, da frustração dentre outras inúmeras que aparecem em nosso caminho, não importa, sendo ela grande ou pequena pesada ou leve o importante é ouvir a voz do mestre dizendo “Tirai a pedra”. Quando Marta deu ouvidos á voz de Jesus e tiraram a pedra, o milagre aconteceu todos ficaram pasmados, estarrecidos com Lázaro saindo da caverna ressurreto, olha a Decepção indo embora e a frustração dando lugar ao milagre, é isso que Jesus quer continuar fazendo em nossas vidas, Ele quer substituir a sua decepção pelo milagre, a sua frustração pela Glória de Deus, Aleluias.  Agora Jesus substitui a Decepção da morte, pelo milagre da vida e é isso que Ele quer fazer com você. Termino minhas palavras deixando uma reflexão:


Amigo leitor qual será a pedra que está bloqueando o milagre de Deus em tua vida? É hora de retirá-la para que Jesus possa realizar o milagre.

Em Cristo;

Ev. Anderson Araújo.