quarta-feira, 6 de abril de 2011

Natanael - Um Coração sem Fingimento.




INTRODUÇÃO: Natanael é um lindo nome, que significa “dádiva de Deus”. O seu portador está registado como um dos cinco primeiros homens a juntar-se a Jesus, logo na primeira semana do Seu ministério público, como vemos no texto sagrado. Mas voltamos a encontrar o nome Natanael em João 21:2 porque, nos outros Evangelhos, ele é chamado Bartolomeu (“filho de Tolmai”). É possível que Bartolomeu seja um sobrenome de Natanael. A história bíblica de Natanael começa com a sua apresentação a Jesus por parte de Filipe. Tudo indica que estes dois homens se dedicavam a estudar as profecias que falavam da vinda do Messias, tão desejado e aguardado naquela época de submissão ao jugo romano. Uma razão de peso para a reserva de Natanael em aceitar Jesus como o Messias, residia no facto de Ele ser conhecido como “o Nazareno, filho de José”, e a profecia de Miquéias 5:2 indicar Belém como o local de onde sairia “o que há-de reinar em Israel”. Parece claro que nem Filipe, nem Natanael, sabiam, ainda, que Jesus tinha, realmente, nascido em Belém. Mas é de realçar como, em Natanael, a atenção e a meticulosidade no estudo das Escrituras se aliavam a uma profunda honestidade!


I – O ENCONTRO COM JESUS (vs. 45-47) Logo no primeiro encontro entre ambos, o Senhor Jesus salientou uma das mais importantes qualidades de Natanael: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (v. 47). “Dolo” significa engano, má-fé, fingimento. O carácter de Natanael nada tinha a ver com a hipocrisia reinante entre os religiosos do seu tempo, que se arrogavam de espiritualidade e virtudes desmentidas pelo seu comportamento. O Senhor, onisciente, sabia bem quem era aquele homem! Nenhum dos outros discípulos que Jesus chamou recebeu Dele avaliação pública semelhante! Mesmo quando manifestou cepticismo em relação à possibilidade de o Messias provir de Nazaré, ele estava, tão-somente, preocupado em ponderar as notícias que Filipe lhe trazia, conferindo-as com as Escrituras, e não em apoiar uma qualquer ideia preconceituosa daquela época em relação a Nazaré. Natanael estava sinceramente empenhado em encontrar o Messias, e o Senhor recompensou a sua busca! Jesus promete revelar-se hoje, de igual modo, a todo aquele que O busca em sinceridade de coração: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mat. 7:7-8).


II – MEDITANDO DEBAIXO DA FIGUEIRA (vs. 48-49) Natanael ficou atónito com a saudação de Jesus! Como podia aquele Homem conhecê-lo tão bem? Como era Ele capaz de ler os seus próprios pensamentos? E perguntou a Jesus: “Donde me conheces?”, obtendo a surpreendente resposta: “Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira” (v. 48). No Velho Testamento, a expressão “cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira” significava que Israel ou Judá podiam habitar em paz, segurança e prosperidade, sem receio dos seus inimigos (1 Reis 4:25; Miq. 4:4; Zac. 3:10). No caso de Natanael, é possível que ele tivesse escolhido a sombra de uma frondosa figueira como lugar de meditação e oração. O certo é que o Senhor sabia onde ele estava quando reflectia acerca do Messias e orava a Deus! Então Natanael não podia fazer outra coisa senão reconhecer: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel” (v. 49). Não havia mais dúvidas! Tinha encontrado Aquele cuja vinda ardentemente desejara, o Único capaz de ouvir e responder às suas orações e a Quem ia dedicar a sua vida dali em diante!Tenhamos consciência de que nada podemos esconder d’Aquele que sabe tudo acerca de nós (Salmo 139:1-6). Jesus é o Senhor Onisciente que conhece todos os nossos pensamentos e sentimentos, dúvidas e temores, alegrias e tristezas, mesmo que consigamos escondê-los das outras pessoas! Ele é o Único em quem vale a pena confiar: “…quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará” (Mat. 6:6).


III – A PROMESSA DE MARAVILHAS MAIORES (vs. 50-59) Quando reconheceu que Jesus era o Filho de Deus e fez pública confissão dessa verdade, Natanael ouviu do Senhor uma valiosa promessa: “…Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (v. 51). É como se Jesus dissesse: “Natanael, conhecer o teu coração é fácil para Mim; para ti e para todos os que crêem, eu serei o Caminho, a Verdade e a Vida.”O encontro de Natanael com Jesus também nos ensina que não precisamos de provas físicas da divindade de Cristo para crescermos no conhecimento da Sua natureza e propósito. Quando andamos com Ele, a Sua presença é bem real, e encherá a nossa vida de experiências maravilhosas!Não temos certezas acerca de onde andou Natanael no seu ministério. Há uma tradição que o dá em Hierápolis, tal como Filipe. É possível que também tenha pregado na Arménia e no território do que é hoje o Azerbaijão. Terá sido martirizado por volta do ano 68 DC. Encontrando, em Cristo, a resposta para os anseios da sua alma, Natanael é um exemplo que devemos fixar. Jesus conhece igualmente as nossas profundas necessidades espirituais, e espera que vamos até Ele: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas” (Mat. 11:28-29) Ir a Jesus não é tarefa complicada. Apenas precisamos buscá-Lo com fé, arrependido dos nossos pecados, pedindo-Lhe que entre em nosso coração, e nos purifique. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mat. 5:8).


Nele que Vive por toda a eternidade;



Ev. Anderson Araújo.



Fonte: Revista ED. Lição VII de 16 Agosto de 2009 .