domingo, 9 de janeiro de 2011

O Incomparável Amor de Deus



Caros leitores, após alguns dias meditando na Palavra do Senhor me veio ao coração um profundo desejo de escrever sobre o Amor de Deus. Um assunto tão discutido entre diversos seguimentos religiosos, porém muito pouco explorado e entendido por aqueles que verbalizam sobre o assunto.

Baseando-se neste pressuposto há uma pergunta que não quer calar:

 - Será que o Amor que Deus sente por nós, é o mesmo que sentimos por ELE?
ou então:
 - Será que o Amor que Deus sente por nós, é o mesmo que sentimos por nossos semelhantes?

Antes de responder a estas perguntas gostaria de descorrer um pouco sobre os 4 tipos ou definições para a palavra AMOR na língua Grega, veja que interessante:

1- Amor EROS -  representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e frequentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de sexualidade.
Esse Amor é definido simplificadamente como o amor de um homem por uma mulher ou vice-versa.

2- Amor PHILÉO ou PHILOS - É o amor fraternal. Altruísta, comunitário, interessado no bem-estar dos outros, contrário ao egoísmo. Tem o significado de “terno afeto de coração”; “afetividade”; “gostar de verdade”. Há muitas menções dele no Novo Testamento. Desse termo vêm palavras nossas como filantropia (amor ao próximo); filosofia (apreço ao conhecimento), etc.


3- Amor STORGE - (Afetivo, Amor Romântico, Necessário Mas Não O Principal),  É o amor mais relacionado à família.


4- Amor ÁGAPE - É o tipo de amor mais sublime, e o mais encontrado na Bíblia. Este amor sempre se refere ao relacionamento entre Deus e o homem (Jo 3.16; 13.1,23; 15.9), e também do homem para com Deus (Mt 22.37; Lc 11.42; Jo 5.42; Rm 5.5). Este amor, no entanto, é tão elevado que “Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). É o amor capaz de amar o próprio inimigo: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mt 5.44).

Dentre as 4 definições de amor relacinados acima, o Ágape supera á todos, pois se refera ao amor de Deus pela humanidade. O interessante é que as definições EROS, STORGE e PHILÉO podem sofrer mutações em seus sentimentos, por isso trago alguns exemplos que considero essenciais e que diferem em muito o amor Ágape das outras definições:

1º O Amor de Deus é FIEL.

Diferentemente do amor Eros que pode sofrer traição, desafetos, mentiras o amor de Deus nunca nos trairá, nunca nos abandonará, o profeta Isaías disse:

 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. (Is 49:15).

Enquanto o amor do homem está fadado a falhar, esquecer, terminar o amor promentido pelo ETERNO nunca falhará, sempre será um amor fiel e presente. a Fidelidade está no caráter de Deus na sua essência, ele nunca trairá o seu sentimento para com a humanidade, a bíblia diz que ainda que permaneçamos infiéis, o Senhor permanecerá sempre Fiel.

2º O Amor de Deus é INCONDICIONAL.

As pessoas sempre procuram em outras pessoas algo que despertem o desejo, afeto e outros sentimentos para que haja amor, paixão, desejo, etc. Os requisitos para o amor relacionado pela maioria são variados como por exemplo; Beleza física, vida financeira resolvida, um bom emprego, influente na sociedade, etc. Os amantes se escolhem pelo esteriótipo e pelo material e não pelo próprio sentimento.
Já o Amor de Deus é bem diferente, pois é um Amor Incondicional, ou seja, independe de qualquer quesito que o ser humano dita como via de regra para um relacionamento afetivo, Deus não olha pra você visando sua aparência física, ou então sua vida profissional / financeira, se você é influente ou não na sociedade ou se tem fama, pra Deus não tem "bom partido" basta deixar ser amado por Ele e desfrutar a cada instante esse amor Incondicional. A maior prova de amor foi ele entregando seu único filho ( Jesus Cristo) para salvar uma humanidade corrupta e pecadora através de seu Amor Incondicional.

O Senhor nos proporcionou o Céu, quando merecíamos o Inferno, ELE nos deu o direito de uma vida Eterna com ELE, quando o que na verdade merecíamos era a morte eterna, isso sim é que é AMOR.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crêr, não pereça mas tenha a vida Eterna". (Jo 3:16).

3º O Amor de Deus é ETERNO

Alguns dizem que o amor um dia acaba, fica fadado ao desgaste do tempo, são os problemas do dia a dia, as discussões, quantos relacionamentos destruídos que não levam em consideração as promessas que fizeram diante da autoridade espiritual confirmando os votos de ( Até que a morte vos separem), onde está a firmeza das palavras ditas perante o altar, estão em muitos casos caindo por terra, infelizmente.

O Amor está cada vez mais se tornando Efêmero, sem valor e passageiro, não duradouro e fútil, porém o Amor que o Senhor tem pela humanidade é, e sempre será ETERNO, não sofre ação do tempo, não enfraquece ou diminui e não desgasta por falta de compreensão ou por falta de atenção. O Senhor sempre nos amará sem qualquer limitação, e esse amor durará para sempre nos conduzindo como um passaporte para um dia estarmos juntos á ELE em sua Glória.

Após esta reflexão fico com as ilustres palavras do profeta Jeremias quando disse:

" Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com AMOR ETERNO te amei; e com amável benegnidade te trouxe para perto de mim..." (Jr 31:3).


Nele que tem o maior Amor do mundo;

Pr. Anderson Araujo.