sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Três Períodos na vida do Rei David

"Esses são os nomes dos três filhos que nasceram á Melech David (ou Rei David), após conquistar por direito o trono de Jerusalém, são eles: Elisama, Eliadá e Elifelete" (II Sm 5:16 p/a).


A história deste Rei segundo o coração de Deus me impressiona em todos os aspectos, haja visto que ele é o único personagem bíblico que recebeu uma tríplice unção ou seja, foi ungido por 3 vezes e segundo os sábios, a unção que o Eterno tinha para liberar sobre sua vida não poderia ser de uma só vez, portanto foi repartida em três ocasiões:


1º Na casa de Jessé em Belém de Juda com 17 anos de idade - I Sm 16:13;

2º Nas terras de Hebrom, sobre Judá com 22 anos e meio de idade - II Sm 2: 4;

3º Em Jerusalém diante de todo Israel unido, as 12 tribos com 30 anos de idade - II Sm 5:3e4;

Foram 13 anos de árdua espera para que David pudesse desfrutar o cumprimento de sua promessa, porém com uma recompesa imensurável, foi lhe dado a honra de ser de sua linhagem a salvação de toda a humanidade, Yeshua Hamashiach, Jesus o Messias.

Mas, depois desta breve e simples introdução sobre David, gostaria de voltar ao texto em apreço que mostra o rei tomando posse do trono real, contemplando a morte dos seus inimigos e ainda desfrutando o sabor da promessa cumprida, David toma para si algumas concubinas das terras de Jerusalém e destas lhe nascem 11 filhos e filhas, e dentre esses rebentos gostaria de destacar 3 filhos que retratam três períodos da vida desse rei escolhido pelo Eterno são eles:

ELISAMA: do hebraico Elyshama ou El Shama que significa: DEUS OUVE;

ELIADA: do Hebraico Elyada ou El Yada que significa: DEUS OBSERVA/CONHECE;

ELIFELETE: do hebraico Eliyfelete ou El Falet que significa: DEUS LIVRA/SALVA;



*O primeiro nome citado neste versículo é ELISAMA, veja que interessante a sua Etimologia já diz muito sobre o 1º período da vida de David, O PERÍODO de DEUS OUVIR. David tinha experiência com o Eterno, não era um neófito como seus irmãos, ele sabia que poderia contar suas histórias, seus aseios e suas petições ao Todo Poderoso porque Ele sempre estaria de ouvidos inclinados para ouví-lo. Quantos desertos o rei não enfrentou, quantas perseguições, porém, Deus nunca deixou de ouví-lo como relata o profeta Isaías no cap. 59:1 "Eis Que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, e nem os seus OUVIDOS agravados para que não possa ouvir o seu clamor", Deus ouviu David quando ele estava no campo apascentando as ovelhas de seu pai, Deus ouviu David quando ele estava fugindo pelos desertos por causa de Saul, Deus ouviu David quando ele se refugiou na caverna de Adulão... Porém, o Eterno não age no nosso tempo e nem age do nosso jeito, Ele sempre trabalha na contramão dos pensamentos do ser humano pra mostrar que Ele rege todas as coisa inclusive á nossa vida e que tudo está no controle de suas mãos. Não deixe de clamar, não pare de orar pois Deus está ouvindo a tua oração e o teu gemido, e tenha certeza que ELISAMA está nascendo pra você também.

*O Segundo nome vem como confimação dando continuidade á história de David e entra no segundo período da vida do rei : ELIADA que segundo a Etimologia é DEUS OBSERVA e CONHECE. Veja que fascinente, uma junção perfeita quando David coloca o nome do segundo filho dando á entender o 2º período de sua empolgante história, o PERIODO que DEUS VÊ e Observa. Esse é o período mais difícil para o homem, geralmente é o momento do silêncio é quando achamos que está demorando pra acontecer o que Deus nos prometeu, é aquela espera interminável que nos leva a pensar que Deus não está nos enxergando, que tudo é em vão, é aquele momento que pensamos em largar tudo ou jogar tudo para o alto e tentar a sorte, imagine se David tivesse deixado esses pensamentos entrar em seu coração, talvez á história desse rei seria outra bem diferente, porém David preferiu acreditar que apesar de tudo o que ele estava passando Deus estava olhando em sua direção e que no momento oportuno o Eterno cumpriria sua promessa, será que podemos deixar nascer e em nós um ELIADA, e dizermos como o salmista no Salmo 33:18 que diz; " Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia"., não é momento de desespero saiba que o Eterno está contemplando tudo e está trabalhando em oculto ao teu favor, o silêncio não significa ausência de Deus, lembre-se que Jesus estava dormindo no barco dos discípulos, quem dorme está em silêncio, porém quando eles pensaram que iriam perecer por causa dos ventos e da tempestade, o Mestre levantou-se e agiu transformando a tempestade em bonança, se formos fiéis até o fim o mesmo acontecerá em nossas vidas.

*E pra finalizar esta reflexão, vejamos o terceiro filho de David que também simboliza o terceiro período de sua história, o nome é ELIFELETE que significa DEUS LIVRA/SALVA, então chegamos finalmente ao 3º período na vida de David, o período que DEUS AGE. Esse período é o mais esperado por todos nós, afinal de contas lutamos pra vencer e desejamos ansiosamente vivenciarmos este período em nossas vidas, com David não foi diferente após 13 anos de espera, de sofrimentos, de desertos causticantes durante o dia e gélidos durante á noite, perseguições e batalhas sangrentas, chega o tão esperado momento de desfrutar o cumprimento da promessa feita ainda quando era um jovem pastor de ovelhas, a hora de Deus agir chegou para David, trocou o cajado de pastor pelo cetro de ouro simbolizando Autoridade, trocou as roupas sujas do campo pelas vestes reais de panos finíssimos simbolizando Honra, e trocou a sua humilde casa em Beit Lechem  (Casa do Pão) Belém, pelo trono em Yerushalaim (Jerusalém) simbolizando o cumprimento da Promessa de Deus, Glória...

Portanto queridos leitores, tome posse desta reflexão,não se desespere porque assim como o Eterno foi fiel em cumprir o que prometeu á David, fará em sua história o mesmo pois, ELE é não mudou, e continua sendo fiel por sua palavra. O escritor aos Hebreus escreveu assim:


"Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa". Hb 10:36.

Tenha convicção hoje que o Eterno OUVE, OBSERVA E AGE na sua história.

Nele que cumpre todas as suas Promessas no Seu tempo;

Ev. Anderson Araujo.
Fonte: Dicionário Etimológico - editora beit shalom/Bíblia de Estudos Pentecostal.