quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os Efeitos da Oração.


A Oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Além das Palavras "Oração" e "Orar", podemos também correlacionar como um ato de invocar a Deus como está escrito no (Salmo 17:6 - Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos e escuta as minhas palavras), como também clamar ao Senhor (Salmo 3:4), como Levantar nossa alma ao Senhor (Salmo 25:1),etc.

Antes de tudo, Deus sempre nos ensinou que o caminho para o êxito e conquistas de vitórias em nossas vidas viriam através da constante oração, pois, ela é o elo de ligação que nos aproxima do Eterno, nos proporcionando a convicção e a certeza de que o milagre acontecerá em tempo oportuno.

Existem várias passagens bíblicas que nos ensina sobre este princípio. Jesus, por exemplo, quando em seu ministério terreno, é o maior exemplo de uma vida de oração, sendo Deus ele não necesasitaria de oração, porém, como homem ele nos ensinou a termos uma vida de constante oração e intercessão. Em Atos 1:14, após a acenssão de Jesus, os discípulos permaneceram reunidos em constante oração no cenáculo aguardando a promessa que haviam recebido do Mestre antes de sua partida, promessa que viria a se cumprir quando o Espírito Santos foi derramado sobre eles no dia de Pentecostes como fora predito pelo profeta Joel (Jl 2:28), cumprindo-se em (Atos 2:1)

Porém, estudando as escrituras encontro um importante versículo no livro de (Tg 5:16p/c) que diz:

"A Oração feita por um justo, pode muito em seus efeitos", Meditando nessa expressão, aprendo que as nossas orações não são meros amulelos ou supertições que talvez dê certo ou não, e muito menos confissão positiva ou coisas desse tipo que, pessoas que desconhecem o poder da Oração insistem em apregoar por aí, eu aprendo que a Oração feita por um justo tem que produzir EFEITOS, não estou dizendo que temos que colocar Deus na parede, ou reinvindicar de uma maneira agressiva as respostas de nossas orações, muito pelo contrário, estou dizendo que se crêrmos no poder da oração e fizermos com toda reverência e confiança no todo poderoso, ELE estará com seus ouvidos atentos ás nossas orações e com certeza no tempo certo ELE nos responderá (Lc 11:9-10), (Jo 15:7), (2Cr 7:14).


Mediante a estes exemplos tão pedagógicos, aprendo sobre alguns Efeitos que são conquistados através da oração:


1) Conquistamos Paz e Tranquilidade em meio á provação;


Quando confiamos inteiramente em Deus, consequentemente conseguimos ter paz e tranquilidade mesmo quando parece que o mundo está de cabeça pra baixo, ou a tempestade está impetuosa em nossas vidas, me faz lembrar de Pedro (At 12:1), quando foi preso por Herodes que já havia matado tiago á espada, e agora mantinha Pedro em uma prisão sombria esperando matá-lo em praça pública, porém as escrituras relatam que a Igreja primitiva fazia contínua Oração por ele á Deus (At 12:5), e o que me chama atenção nesta história, é que enquanto a Igreja orava, pedro Dormia na prisão como se nada tivesse acontecendo. Entendo que Pedro não estava apenas dormindo, mas ele estava descançando no Senhor, estava crendo que o milagre ia acontecer e naquele momento nada tiraria a paz e a tranquilidade de Pedro. Digo mais ainda, quem sabe, Pedro naão estava sonhando com as promessas que o próprio Jesus fizera á ele, como por exemplo em (Mt 16:13-19), quando estavam nas partes de Cesaréia de Felipe e Jesus faz uma promessa a Pedro e diz:


Tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevaleceram contra ela (Mt 16:18).


Agora gostaria de deixar uma pergunta aos amados leitores deste texto, dizendo:

- Se um de nós estivéssemos no lugar de Pedro, teríamos a fé suficiente para dormir sabendo que seríamos executado no dia seguinte? Acreditaríamos nas promessas mesmo em meio a tão tamanha provação?

Fica aqui estas perguntas para refletirmos e analisarmos como está a nossa confiança em Deus mediante as nossas orações.


2) Nos traz Livramentos em meio as batalhas.


Encontramos várias passagens bíblicas que relatam vitórias em meio ás crises vividas pelo povo de Deus, porém, gostaria de relembrar em (2 Cr 32:1-20), quando Senaqueribe rei da Assíria queria invadir Judá e exterminar o povo com seu poderoso exército, porém Ezequias rei de Judá, não confiou no seu exército ou muito menos na sua sabedoria humana, porém, animou o coração do povo dizendo que com eles estavam o braço de carne, mas com Ezequias e Judá estava o braço do Senhor dos exércitos, e então o povo descansou nas palavras do rei. Em contrapartida Ezequias não ficou de braços cruzados esperando o seu inimigo, mas, chamou Isaías filho de amoz e ambos prostaram-se com seus rostos em terra, e foram buscar ao Senhor em oração:

- Porém o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amóz, oraram ao Senhor por causa da batalha e clamaram ao céu. Então o Senhor enviou um anjo que destruiu todos os varões valentes, e os príncipes, e os chefes no arraial do rei da Assíria; e este tornou com vergonha de rosto á sua terra (2 Cr 32:20-21).


Termino este texto escrevendo mais um versículo que está escrito em Tg 5:15 - que diz:


- A Oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.


Que o Eterno continue nos agraciando com o poder da oração e que eses efeitos e muitos outros, seja constantemente visíveis em nossas vidas. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer!!!!!.


Nele que é o autor da nossa Fé;


Ev. Anderson Araújo.