sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vencendo a Incredulidade.

Estamos vivendo dias, em que as pessoas estão cada vez mais acreditando somente naquilo que se pode ver, apalpar, etc. A chamada fé não desperta mais a sensibilidade de muitos e o CRÊR não faz parte do vocabulário de algumas pessoas, o que o escritor aos Hebreus nos ensina é:
"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por elas, os antigos alcançaram testemunho". (Hb 11:1-2).
Olhando estes versículos entendo que a fé faz parte do alicerce espiritual de um cristão, pois aquele que a possui sente-se fortalecido a enfrentar as adversidades da vida sabendo que o Senhor não lhe deixará sozinho e que no momento certo ELE estenderá sua mão ao seu favor.
Isso me faz lembrar de Abraão e Sara, quando no Livro de gênesis, o próprio Deus declarou que ambos teriam um filho e que desse fruto gerado nasceria uma grande nação (Gn 15:1-4), ora Abraão era avançado em idade e Sara era tinha a madre cerrada e já havia cessado o costume das mulheres, humanamente falando seria realmente impossível Crêr na promessa de um filho nessas condições... É nesse momento então de batalha espiritual entre a carne e o espírito, entre o racional e o irracional, entre o natural e o sobrenatural, e entre a Fé e a Incredulidade, que aprendo algumas lições veja:

1 - Precisamos Crêr nas Promessas de Deus mesmo quando isso contrariar á lógica humana!
O Ser Humano tem o costume de se basear naquilo que é racionalmente lógico e natural, Abraão precisava de muito mais do que acreditar na lógica humana, porque pelo natural uma estéril nunca poderia ter filhos, porém a bíblia relata que Abraão crêu na promessa e isso foi lhe imputado por justiça. (Gn 15:6). Mas a nossa Fé sempre está passando pelo crivo de Deus, e com Abraão não foi diferente, veja que no cap. 15 de gênesis Deus lhe promete um filho, no cap. 21 do mesmo livro Deus concede o Filho, más no cap. 22 de gênesis Deus pede o Filho da Promessa de volta em forma de Sacrifício.... Isso era motivo suficiente para qualquer pessoa no raciocínio Natural pensar: Como é que um Deus que Promete um filho a alguém, e logo depois de realizar a promessa pede-o de volta? Deus estava apenas testando a Fé de Abraão, estava forçando Abraão a demonstrar se realmente temia e amava a Deus de todo o seu coração. Abraão confiou no Senhor mesmo sabendo que na lógica humana parecia ser um absurdo o que estava acontecendo, acredite você também, Deus é especialista em trabalhar na contra-mão do mundo e da lógica, é como disse Paulo em I Co 1:27 - "Que Deus escolheu as coisas loucas dete mundo para confundir as sábias, e Deus escolheu as coisas fracas para confundir as fortes".


2 - Precisamos Crêr nas Promessas de Deus, mesmo quando os nossos olhos não enxergam a saída.


Paulo expressou em II Co 4:18 " Não Atentando nós para as coisas que se Vêem, mas nas que se não Vêem, pois as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são Eternas".
Enquanto Abraão estava levando seu filho Isaque ao sacrifício em um dos montes da Terra de Moriá, a bíblia diz que : "Então, se levantou Abraão pela manhã, bem cedo e albardou o seu jumento, e tomou dois dos seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se e foi ao lugar que Deus lhe dissera;


Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe"...Gn 22-3-4.


O Que me chama á atenção aqui é justamente o caminho que Abraão teve que percorrer até chegar no lugar determinado por Deus, veja que a bíblia diz que somente ao TERCEIRO dia Abraão ergue os olhos para olhar adiante e o que ele vê? um monte e muitas pedras para escalar, era o lugar do sacrifício que estava chegando, era o lugar da entrega e da obediência a voz do ETERNO. Entendo que em todo este trajeto o Patriarca da fé estaria conversando com Deus, talvez até pedindo forças para suportar tamanha provação e nota-se que em nenhum momento Abraão questionou a Deus ou murmurou contra o seu pedido, porém confiou mas uma vez no TODO PODEROSO, sabendo que no final Deus lhe daria uma saída. Precisamos acreditar no milagre de Deus, nos momentos mais difíceis de nossas vidas, quando achamos que não há mais saída, quando tudo parece perdido, é aí então que ELE nos socorre e mostra que enquanto você está enxergando somente a LUTA do presente, ELE já está vislumbrando a tua vitória no futuro. Acredite a História vai mudar.......


3 - Precisamos Crêr em Deus, tendo a convicção que a Promessa não vai morrer.


"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e Isaque iremos até ali; e, havendo adorado, TORNAREMOS A VÓS". Gn 22:5.


Abraão agora expressa um exemplo de Fé sobrenatural, talvez superou toda a dor que estava sentindo por dentro, e deixou a fé falar mais alto do que as circunstâncias daquele momento, a convicção foi contundente ao dizer que iria adorar com o moço, mas retornaria também com o moço. Quem sabe Abraão lembrou-se da promessa feita pelo próprio Deus anos atrás dizendo que Isaque seria a sua posteridade e para tanto não poderia morrer assim. Oxalá que sejamos sempre impulsionados por essa masma convicção e Fé que Abraão demonstrou nos ensinando que mesmo quando parece que tudo está perdido, Deus provê o necessário para nos abençoar. A tua promessa não morrerá, sempre estará nas mãos de Deus pronta para ser entregue a você no tempo certo, basta confiar no Deus que te prometeu e esperar pois, esse Deus jamais falhou e jamais falhará.


" Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a Promessa". Hb 10:36.





Nele que é Fiel e nunca falha...





Ev. Anderson Araújo.