quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Falsa Ideologia da Copa do Mundo!


Desde o dia 11 de Junho do mês corrente, estamos vivendo uma febre mundial denominada “Copa do Mundo”, onde pessoas se voltam única e exclusivamente para esta festa futebolística que acontece a cada 4 anos. Os comércios param, as empresas dispensam seus funcionários mais cedo, as torcida se reúnem em bares com amigos ou então em família e tudo parece virar uma festa só, a alegria contagiante de torcedores que aos gritos de euforia empurram seu time (País) que está em busca de um reconhecimento mundial e de um troféu banhado a ouro, para então dizerem durante mais 4 anos que, são OS Melhores do Mundo.



E porque não falar daqueles milhares de pessoas que deixaram seus países, suas casas, seus problemas e foi de malas prontas para a tão sonhada viagem a copa, onde a mídia que é a maior responsável pela divulgação desta festa, transpassa uma Ideologia de que a copa é a festa da União, da harmonia e da paz, onde as diferentes etnias e nações se confraternizam e deixam suas diferenças sociais, políticas e religiosas de lado em prol do seu patriotismo.


Porém, diante desta breve narrativa que acabei de discursar, parece até que a tal Copa do Mundo seria então o “remédio” para esta geração, onde tantas guerras tiram milhares de vidas a cada instante, onde a violência reina, coisas que segundo a mídia não existe em época de copa do mundo, porém temos que lembrar que este evento de Futebolístico só dura 1 mês, e que após o próximo dia 11 de Julho de 2010, tudo voltará a ser o que era antes, todos voltaram para seus países, para suas casas, para seus problemas do cotidiano e aquele espírito da copa, ficará somente na lembrança e nas fotografias que foram tiradas, quantos colocarão a cabeça no travesseiro e terão como companheira a insônia e a depressão se depararão com as brigas e infidelidades conjugais, quantos que talvez usaram a copa como um refúgio para tentar esquecer seus problemas, e se esquecem que tudo isso passará e tornarão a ter que encará-los quando tudo isso acabar? Para alguns seria então melhor que existisse "copa do mundo" todos os dias...


É por isso que nós que somos firmados em Cristo não precisamos da tão falada copa do mundo para sermos mais felizes ou vivermos em harmonia, a nossa Paz é eterna pois quem nos proporciona é o Senhor. Não nos deixamos levar por esses sentimentos momentâneos e passageiros, enquanto pessoas esperam 4 anos para se sentirem melhor, ou para fugir dos problemas, nós os salvos em Cristo vivenciamos isso todos os dias sabendo em quem temos confiado e a quem temos entregado nossas vidas, é como João disse:

“Não ameis o mundo e nem o que no mundo há porque quem ama o mundo o amor do pai não está nele. Porque tudo que há no mundo a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne, e a soberba da vida não são do pai e sim do mundo. Ora, o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. I Jo 2:15 ao 17.

O que nos diferencia em tudo isso, é que estamos correndo em busca de um objetivo muito mais além do que um simples troféu banhado a ouro, do que fama ou prestígio, coisas que são temporais e passageiras, estamos buscando a vida eterna com Cristo que nos prometeu entregar um prêmio que temos certeza que a ferrugem não comerá e o tempo não apagará da história . Termino este singelo texto com as maravilhosas palavras de Jesus afirmando que:


Ao que vencer, de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte Ap - 2:11,

Ao que vencer, dar-lhe-ei de comer da árvore da vida Ap - 2:7,

Ao que vencer, darei do maná escondido, e seu nome escrito em uma pedra branca Ap – 2:17;

Ao que vencer, e guardar as minhas obras até o fim, darei poder sobre as nações Ap – 2:26;

Ao que vencer, farei com que se assente comigo no meu trono Ap – 3:21;

Que o Eterno continue nos proporcionando a fé necessária para continuarmos firmes e constantes, aguardando o seu regresso em tempo oportuno.


Cristo Esperança nossa;

Ev. Anderson Araújo.