quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão atinge 10 Estados Brasileiros.

Falta de energia afetou pelo menos dez estados, em quatro regiões.Governo fala em 'problemas atmosféricos' e Itaipu, em 'vendaval'.
Um blecaute atingiu na noite desta terça-feira (10), a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o apagão que atingiu parte do Brasil tem relação com o "desligamento completo" da usina hidrelétrica de Itaipu. A administração da usina, por sua parte, afirmou que não houve problema de geração, mas sim em linhas de transmissão.
O blecaute atingiu em diferentes proporções ao menos dez estados. A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite. O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que a usina chamou de "efeito dominó".

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro Edison Lobão afirmou que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade". "Imaginamos que podemos recuperar em muito pouco tempo. Ainda nesta noite estará tudo restabelecido. Itaipu está começando a ser reenergizada. Somente amanhã (quarta-feira) vamos saber o que aconteceu", disse Lobão. O presidente de Itaipu, Jorge Miguel Samek, disse que “não houve problema de geração de energia” e sim “um problema de avaria, um raio ou tempestade, que (teriam) derrubado algumas torres de energia”. "Há 99% de chance de o apagão ter sido provocado por um vendaval “, disse.
Em Itaipu, um dos responsáveis de turno, que não quis se identificar, disse que a usina esteve pronta para fornecer energia “desde o primeiro momento”, mas que um problema externo, de transmissão, teria impedido o restabelecimento do serviço. De acordo com técnicos, usinas termelétricas, que deveriam funcionar automaticamente neste caso, não foram ativadas.
"Alguma perturbação ou acidente afetou em um ou mais pontos o sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar energia de Itaipu para o Sul e Sudeste", disse a Itaipu em nota. Na mesma nota, a empresa afirma que o restabelecimento de serviço começou às 22h30 de terça (10), no Paraguai. Às 0h30 desta quarta (11), foi retomado de maneira parcial o fornecimento para a região Sudeste do Brasil.
Por volta das 2h15 desta quarta, porém, Itaipu informou que gerava apenas 1200 megawatts para o Brasil e 700 megawatts para o Paraguai. Em madrugadas normais, Itaipu gera cerca de 11 mil megawatts para o Brasil e até mil megawatts para o Paraguai.
No início da madrugada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que ainda não havia identificado a origem do blecaute e que a maior preocupação era recompor o sistema. De acordo com a informação repassada pelo ONS ao ministro de Minas e Energia, somente com o restabelecimento total da energia será possível um diagnóstico do que aconteceu. Transtornos nos estados Deve ter havido uma sobrecarga do sistema"
Em São Paulo, a luz só começou a voltar ao redor da 0h desta quarta-feira (10) em bairros como Higienópolis e Bela Vista, e mesmo assim de maneira intermitente. A secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, afirmou que, apesar de a energia ter voltado em parte da região central de São Paulo, um problema fez com que novamente a cidade ficasse sem luz. “Deve ter havido uma sobrecarga do sistema
”.


fonte: G1 - O Globo.

Por Ev. Anderson Araújo.