quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Carvalho e Você.

Todas as vezes que nos deparamos com problemas na vida observamos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão, só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com as adversidades que surgem no decorre de nossa existência. Deus nos deixa lições interessantes em sua criação, para nos mostrar que o homem foi criado forte e que essa força pode ser aumentada e absorvida de situações adversas. Existe uma árvore com o nome de Carvalho. Essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais. Quando querem saber sobre tempestades que ocorrem numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho.

É a árvore que mais absorve as consequências dos temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta mais forte fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempesade arranca-lo do solo ou derrubá-lo! Mas, não pense que os cientistas presisam fazer estas análises todas para saber disto! Basta apenas olharem para o carvalho. Pelo fato dele absorver as consequências da tempestade a robusta árvore, as vezes, assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força, ficando ás vezes até com aparecia triste. Para um carvalho, cada tempestade é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça.

Numa grande tempestade muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes, mesmo que ás vezes um pouco marcados, com aparência abatida, mas fortes, com raízes bem firmes e profundas na terra! Podemos com isso compreender o que o Nosso Pai maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que “ Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece”(Fl. 4:13) e, também, a confiança do rei Davi, quando cantou: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque Tu estás comigo” (Sl 23:4). Por isso, quando você olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se que não há temor com os infortúnios do dia, porque Deus sempre está com você. Ele protegê-lo-a! Se você estiver passando por problemas muito grandes, comporte-se como o carvalho. Certamente, será mais uma tempestade que poderá torná-lo ainda mais forte.“ Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre”. ( Sl. 125:1 ).



Pesquisa : Extraído do Mensageiro de 2001.





Soli Déo Glória;


Ev. Anderson Araújo.