sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Silêncio de Deus.


Se existe algo que o ser humano ainda não conseguiu digerir com relação á algumas atitudes de Deus para com o homem, este algo se chama O silêncio de Deus. É quando tudo está confuso e obscuro e você não enxerga aquela tão esperada “luz no fim do túnel”, A oração parece não ultrapassar o teto do seu quarto, na igreja, a palavra é pregada, mas não é o que você gostaria de ouvir. Deus não levanta nenhum “vaso” em profecia pra falar contigo, a Fé já não está tão viril e a Esperança já não anda de mãos dadas com você, é justamente nesse momento que você olha para o alto e solta aquela pergunta: Senhor onde tu estás? Ou Senhor fala comigo preciso te ouvir!!! Será que você já vivenciou isso alguma vez?
O que precisamos entender é, que quando Deus fica em Silêncio, Ele está trabalhando ao nosso favor, costumo dizer que o silêncio de Deus é pedagógico, ou seja, Ele está apenas nos ensinando á esperar o Tempo DELE, precisamos somente confiar em seus desígnios sabendo que o melhor está por vir. Observando as Escrituras Sagradas, nos deparamos com dois períodos longos do Silêncio de Deus na História, veja a seguir:
- “Então disse o Senhor: Com efeito, tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos. e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.(Ex 3:7-11).
Este texto retrata a chamada de Moisés como o Líder que libertaria Israel da terra do Egito, segundo a história os Israelitas estavam escravizados há mais ou menos 430 anos naquela terra pagã, trabalhando duramente pelo seu sustento sendo oprimidos por Faraó todos os dias. Muitos já não adoravam mais a Deus, não havia sacrifícios e muito menos uma vida espiritual sadia, pois, a Fé havia sido sufocada pelo sofrimento e a Esperança esquecida pelo passar do tempo. É quando então Deus decide quebrar o silêncio de séculos, e resolve intervir no curso desta história, usando Moisés como uma ferramenta para libertar Israel das mãos truculentas de Faraó. O outro período que podemos citar é mais conhecido como PERÍODO INTERBÍBLICO, um período de 400 anos onde as penas dos escribas estavam recostadas, os profetas de Deus estavam calados e poucos ainda guardavam a promessa do tão esperado Messias prometido como O Velho Simeão e a Profetiza Ana (Lc 2:25-30,36-38). Uma época de grandes batalhas sangrentas, guerras entre povos, um verdadeiro caos espiritual e social. Foi então que Deus mais uma vez quebra o silêncio e levanta uma trombeta na terra chamado JOÃO BATISTA, conhecido como a voz do que clama no deserto (Is 40:3, Lc 3:4), em um momento de esterilidade profética surge a voz de João Batista servido de conexão entre o Céu e a Terra, anunciando que o Silêncio profético havia cessado, e que a boca de Deus estaria aberta para pronunciar a salvação á todos os homens. O que aprendo com essas lições, é que Deus sempre está no controle de todas as coisas, e que o “Silêncio de Deus não significa a AUSÊNCIA DELE”, Ele pode estar calado como estava naquele barco com os discípulos, porém, Ele ainda está no barco e no momento certo ELE se Levantará, acalmará a tempestade e cessará toda tormenta porque ele sabe quando e como deve agir.


Nele, o autor da Salvação!
Em Cristo;


Ev. Anderson Araújo.