quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

RESTAURANDO VALORES PERDIDOS

"Queridos leitores (as) deste blog, esta postagem foi retirada do Importantíssimo blog (Point Rhema), moderado pelo meu pastor e amigo Pr. Carlos Roberto que teve uma profunda revelação de Deus sobre o assunto abaixo compilado, portanto os direitos são reservados ao Pr. Carlos Roberto". Que o Eterno continue abençoando este ministério.


O ser humano tem grande tendência para sofrer desgastes em todos os sentidos.
Sentimos o peso da rotina, da mesmice e, sem perceber, vamos perdendo valores importantíssimos, e o pior de tudo é que, nos acostumamos a viver sem esses.Isto tem a ver com a família, profissão, vida espiritual e mesmo com o ministério que o Senhor tem dado a cada um.Nas cartas enviadas pelo Senhor Jesus às Igrejas da Ásia, o Pastor de Éfeso foi cobrado enfaticamente pelo desgaste sofrido. O Senhor reconheceu sua obra, seu zelo pela doutrina, sua dedicação apologética, no entanto, não perdoou a perda da caridade.Fica claro no texto de Apocalipse 2 que, não mais fazia as coisas com voluntariedade, amor e devoção. Possivelmente estava robotizado, fazia tudo, mas não mais da mesma maneira primitiva. Aparentemente tudo estava normal, mas Deus conhecedor de todas as coisas sabia do desgaste e da crise interior.O conselho do Senhor foi implacável.
Volta ao primeiro amor, senão, tirarei o teu castiçal, ou seja a tua autoridade espiritual, a liderança da própria Igreja e darei a outro.Vejamos que o Senhor reconheceu toda a obra realizada, mas não abriu mão da caridade.
Cobrou excelência de qualidade.
As boas obras não foram suficientes para superar a falta de caridade, ou seja, a ausência do importantíssimo valor perdido no meio do caminho. Há momentos nos quais é preciso reconhecermos que perdemos valores, neste caso é preciso voltar atrás para recuperarmos o que se perdeu.O Evangelho de Lucas no capitulo 15, fala de algumas coisas perdidas que me parece ser um verdadeiro exemplo para reconquista de valores.
Em primeiro lugar a ovelha perdida:
A ovelha representava apenas 1% de um rebanho de 100, mas o pastor não se conformou, foi atrás. Deixou 99% no redil e foi atrás de apenas 1%.A inocente ovelha que se perdeu, representa a inocência perdida, e muitos ainda julgam essa perca um grande negócio. É preciso ir atrás. Ainda que não pareça um valor de tanta importância, muitos já não adoram o Senhor da mesma forma, não atentam às mensagens pregadas como antes, não contribuem com a mesma voluntariedade, não oram como antes, e isto por causa da inocência perdida.
Neste caso, é melhor que deixemos de lado tudo o que adquirimos e saiamos em busca da inocência que se perdeu, caso contrário poderemos colocar tudo a perder com estava em risco o Pastor da Igreja de Éfeso.
Em segundo lugar a dracma perdida:
A dracma era uma moeda. Refere-se diretamente a valores.Chama-me atenção que, a ovelha inocentemente se perdeu, mas a moeda foi perdida pela proprietária e dentro da própria casa.É importante notar que tanto o pastor quanto a mulher foram atrás dos valores perdidos.
É exatamente o que temos de fazer. Muitos ficam a esperar que os valores voltem sozinhos, que o Espírito Santo toque no coração. Alguns até pedem oração, porém, no exemplo desta passagem bíblica, aqueles que perderam valores é que foram atrás deles.Relembrando o Pastor da Igreja de Éfeso, o conselho de Jesus foi voltar atrás e recuperar as primeiras obras.A mulher acendeu a candeia e até varreu a casa.A candeia representa a luz, a Palavra de Deus.Diz o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho” Salmo s119.115.
É necessário voltarmos à Palavra de Deus para que possamos restaurar valores em nossas vidas. A luz ajuda também a revelar maus hábitos adquiridos ao longo do caminho, ou seja, valores negativos, dos quais precisamos nos livrar. A sós, ou seja, sem o amparo da Palavra é muito difícil chegarmos a algum resultado satisfatório. Quando chega a luz, automaticamente vem à tona tudo o que precisa ser varrido e banido de nossas vidas e ministério. Na busca pela moeda perdida, a mulher precisou até varrer a casa. Varrer a casa significa abrir mão de sujeira, tirar o que não serve e, livrarmo-nos de manias adquiridas pela não observância da Palavra de Deus.
Em terceiro lugar o filho perdido:
O filho pródigo foi o caso mais complicado, pois este não foi perdido, decidiu-se perder por conta própria. Ainda que percentualmente foi a maior perca, pois representava 50%, o pai não pode ir atrás, precisava respeitar o livre arbítrio do filho. O bom dessa história é que, o filho pródigo agiu com Inteligência. Quando viu que ficou no prejuízo, decidiu voltar, pedir perdão ao pai e recuperar os valores que ele mesmo tinha jogado fora.Muitos até sentem os efeitos do prejuízo, mas não têm coragem de assumir que erraram, que perderam valores no meio da jornada, e prosseguem assim mesmo, literalmente como diz o ditado popular: “empurrando com a barriga”, numa irresponsável atitude de “deixar como está, para ver como é que fica”, o que é profundamente lamentável.
Há uma festa preparada:
O pastor fez uma festa para comemorar a recuperação da ovelha. A dona de casa também fez uma festa para comemorar o aparecimento da dracma. O pai fez uma festa para comemorar a volta do filho pródigo.
Há uma festa espiritual preparada para aqueles que se propuserem restaurar os valores perdidos.Neste capítulo de Lucas 15, o único que não participou da festa, foi o filho mais velho. Considerava-se o mais certo, trabalhador, obediente, cumpridor dos seus deveres, no entanto, a exemplo do pastor da Igreja de Éfeso, fazia tudo automaticamente, por obrigação, havia perdido os valores do amor, da legria e da caridade.
Perdera até a sensibilidade de alegrar-se com a volta do próprio irmão que havia se perdido e foi achado. Estava dentro de casa, mas em crise. Ainda que o pai insistisse, preferiu não entrar na festa, ficando de fora.
Analisemos que foi o único personagem dessa história que não participou da festa, desperdiçando a oportunidade de saborear o bezerro que ele mesmo havia cevado.Que o Senhor tenha misericórdia de nós, de tal maneira que tenhamos a sensibilidade de corrermos atrás do prejuízo, restaurando os valores perdidos, e não venhamos perder o nosso castiçal como sentenciado ao Pastor da Igreja de Éfeso caso não se arrependesse, nem ficarmos fora da festa como o filho mais velho.
Soli Deo Glória;
Pr. Carlos Roberto, Blog Point Rhema.
Por Ev. Anderson Araujo.