quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Temer á Deus, ou Ter medo de Deus?

“...Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” Mt 10.28b
A expressão: “temer a Deus”; ouve-se com grande freqüência nas igrejas. Pastores e Professores de Escola Dominical estão sempre fazendo referência. Mas infelizmente, muitos não conseguem compreender verdadeiramente o que ela quer dizer.
Quando se ouve a palavra “temer” de imediato a associamos a: Medo ou Receio. A nossa idéia é que devemos ter receio (medo) de Deus.
No entanto, este é um enfoque errado para a palavra “temer”. Quando a Bíblia em algumas dezenas de texto, refere-se, a Temor a Deus. Não está afirmando literalmente que o homem deve estar com medo e cheio de receio em relação a Ele. Mas, que deve haver um “sentimento” de reverência e respeito ao Senhor.
“Temer a Deus” é, portanto, Reverenciar ou Respeitar ao Criador.E este sentimento de Reverência e Respeito é uma prática que deve ser desenvolvida pelos Servos do Senhor. Todos aqueles que querem viver uma vida santa e irrepreensível deve observá-las, esta é uma ordem.Veja:"Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis." Dt 13.4; "vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel" Sl 22.23; "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." Ec 12.13 e "Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei." 1Pe 2.17.É extremamente importante na vida do Santo, verdadeiramente, indispensável.
A Bíblia apresenta uma série de texto que versa sobre o tema. Inclusive Salomão de forma didática ensina em Provérbios como deve ser o proceder do homem para conhecer o significado de temer a Deus e ainda, como alcançá-la. Pv 2.3-5 ("e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.")
Deus é o autor deste sentimento e Ele mesmo colocou nos corações dos seus escolhidos ("Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim." Jr 32.39,40), é uma prática que deve ser desenvolvida no dia-a-dia. Jamais se deve esquecer que a Ele seja o temor. ("Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto." Is 8.13)
Temer, reverenciar ou respeitar ao Senhor implica inicialmente em odiar o mal ("O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." Pv 8.13). É virar-se contra o pecado, deixando nascer dentro do coração uma sensibilidade ao Espírito Santo, grande o suficiente para dizer não aos apelos da carne e à voz do maligno.
O Temor ao Senhor é descrito como:



a) Sabedoria:"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre." (Sl 111.10);

b) Esperança:"Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação." (Pv 15.16);

c) Tesouro:"Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro." (Is 33.6); Fonte de Vida (Pv 14.27); d) Eterno:"O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos." (Sl 19.9); e) Necessária no Servir:"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." (Hb 12.28, 29).

A verdade é que muitos ainda usam o Nome do Senhor futilmente, não respeitam e nem mesmo reverenciam a Sua Santidade, falam em Seu Nome em vão, escrevem músicas profanas colocando o Nome de Deus como se Ele fizesse parte dessas liturgias mundanas, fazem filmes colocando Deus como um ser sem autoridade e sem Santidade, onde vamos parar?

Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas, para nunca compactuarmos com essa irreverência que está se alastrando pelo mundo.



Pesquisa: Vivos Estudos.



Naquele que merece toda a Adoração;

em Cristo;

Ev. Anderson Araújo.