segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Religião ou Novo Nascimento?

Em João 3.1-8, Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé Cristã: a REGENERAÇÃO, conforme cita Paulo á Tito 3.5: "Segundo a sua misericórdia nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo", ambos estão falando acerca do novo nascimento, o nascimento espiritual do homem. Sem esse novo nascimento, ninguém poderá ver o Reino de Deus, ou seja receber a vida eterna e a salvação mediante o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz.
O que o Mestre estava querendo transmitir á Nicodemos era justamente a doutrina do novo nascimento, que era necessário uma mudança radical na sua forma de viver, pois o nascer de novo era muito mais do que um mero ritual religioso e sim, um testemunho público que envolve transformação, arrependimento, obediência, libertação, e o desejo sincero de agradar a Deus desviando-se do mal (Jo 2.3-11, 15-17, 24-29).
Nicodemos, que só aparece no Evangelho de João, é apresentado com as seguintes palavras: "
Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus" (Jo 3.:1).
A expressão "principal" indica que ele era membro do sinédrio judaico, o famoso concílio dos setenta homens, os quais governavam os judeus naquela época. Poder, riquezas e prestígio acompanhavam esse cargo, o que fazia de Nicodemos um membro da Elite social dos judeus. Mais adiante, Jesus até se referiu a ele como "Mestre em Israel"(Jo 3:10). Normalmente, as pessoas que ocupavam posições elevadas como a de Nicodemos, eram inimigas vorazes de Jesus. Nicodemos, porém, tinha um coração investigador queria conhecer de perto um pouco mais sobre Jesus, porém não queria que ninguém o soubesse senão poderia ser prejudicial para a sua vida religiosa e por isso foi ter de noite com Jesus. Quando Nicodemos se aproxima de Jesus logo ele expressa a frase "Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele" (Jo 3:2). Acho interessante que mesmo em meio a tanta religiosidade ele afirmou crer em Jesus e em seus milagres, contudo Jesus não se deixou levar pelo elogio vindo de Nicodemos e sem perder tempo logo respondeu-lhe abrutamente: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus" (Jo 3:3). Isso gerou um conflito na mente e na alma de Nicodemos, pois quando Jesus pronunciou estas palavras Ele usou a palavra grega anothen (que significa "novamente" ou "de cima"), Jesus estava falando com Nicodemos na língua "de cima" e não na língua da terra (Jo 3:31). Jesus estava declarando a Nicodemos a necessidade de um renascimento Espiritual pelo poder de Deus, enquanto Nicodemos estava tentando entender como alguém sendo velho poderia entrar fisicamente no útero materno! Embora o visitante noturno de Jesus tivesse uma louvável curiosidade pelo professor de Nazaré, ele ainda estava pensando em termos puramente terrenos e apesar de toda religiosidade não havia entrado na esfera do Espírito. Fico imaginando quantos Nicodemos ainda existem por aí, achando que o Reino de Deus se resume nas coisas terrenas e meramente humanas, não abrem os seus corações para que o Espírito Santo lhes faça enchergar que muito mais do que dizer sou Evangélico é dizer sou Nascido de novo...

Hoje o modernismo e o modismo tem tomado conta do meio gospel, hoje ser Evangélico é status e não mais renúncia, pessoas que estão ridicularizando e relativizando o Evangelho, o que seria uma mudança de vida, se tornou em: "Não tem nada a ver". O que Cristo estava ensinando á Nicodemos era que o Evangelho não se resumia em uma prática religiosa e sim um novo nascimento no Espírito. Oxalá que o Senhor continue levantando homens que não apresentem um evangelho relativizado, ou moderno onde as pessoas vem para Deus como estão, e continuam como estavam ou seja nada mudou em suas vidas, as praticas continuam as mesmas, os vícios continuam os mesmos e o poder do evangelho regenerador é diminuído sem nenhum ressentimento. George Whitefield, certa vez foi indagado por um amigo:
" George, porque você prega tantas vezes sobre o texto que diz: Importa-vos nascer de novo?" Whitefield respondeu firmemente:
"Porque ao homem importa-vos nascer de novo!". A todos que crêem que Jesus era um homem proeminente, um grande professor, mas não chegava a ser o filho de Deus, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A Todos que pensam que a bondade básica é o suficiente para Deus, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A todos que se sentem confortáveis em sua religiosidade culturalmente herdadas, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


A todos que não vêem o verdadeiro significado do batismo e o consideram como mera historicidade irrelevante do passado, Jesus diz: "Importa-vos nascer de novo".


Que o Eterno vos abençoe hoje e sempre;


seu conservo;


Ev. Anderson Araújo.


Bibliografia - Bíblia de Estudos Pentecostal


Livro Heróis da Fé - Orlando Boyer


Bible courses estudos teológicos.