terça-feira, 8 de junho de 2010

Josué um exemplo de Liderança.



Deus fala com Moisés e revela-lhe o fim de seu ministério como líder diante de Israel. O Senhor manda com que ele suba ao monte Abarim e olhe a terra da promessa porque dali a pouco tempo seria recolhido assim como fora seu irmão Arão (Nm 27:12 a 14), pela desobediência cometida no deserto de Zim quando Deus ordenou Moisés falar a rocha para que saísse as águas e assim saciasse a sede do povo, porém, Moisés simplismente a Feriu por 2 vezes, deixando de Crêr na Palavra do Eterno ( Nm 20:7 a 13).

Ao ouvir as palavras do Senhor, Moisés como um verdadeiro Líder reconhece sua condição e apenas faz um pedido em especial ao Senhor, antes de ser sepultado:

"Ó Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor". (Nm 27:15 a 17).

Observe que interessante o pedido de Moisés, a preocupação do libertador de Israel para com a congregação do Senhor para que Deus ponha um homem segundo a Sua vontade, em nenhum momento Moisés expressou o seu desejo em colocar alguém em seu lugar, mas, transferiu á Deus a responsabilidade de continuar o seu legado. Deus então escolhe um sucessor para Moisés á sua altura, um moço que daria continuidade ao legado de Moisés sem dever nada pra ninguém, o seu nome é JOSUÉ.

Josué é o protótipo do verdadeiro líder que todos nós deveriamos nos espelhar. Josué passou por todas as etapas e experiências em sua jornada, portanto tinha bagagem para no tempo certo, exercer o tão árduo ministério de substituir Moisés. Josué foi escravo no Egito, foi soldado (chefe) do Exército de Israel na batalha contra os Amalequitas, foi servo de Moisés ao ser seu fiel servidor em toda sua jornada no deserto, conhecido por todos como o moço de Moisés; não se apartava do meio da tenda (Ex 33:11). Josué não pulou etapas para alcançar as promessas de Deus em sua vida, quem tem promessa não precisa burlar as leis, não precisa pisar em ninguém e muito menos se promover usando de artifícios humanos para alcançar o desejado reconhecimento.

As Qualificações de um Líder ( Nm 27:18 a 23):

1 - Josué foi Escolhido pelo próprio Deus ( Nm 27:18 p/a);

"Então, disse o Senhor a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num...

Veja que não foi Moisés quem indicou o seu moço para ser o seu sucessor, poderia até ser o desejo do coração do Patriarca, afinal de contas, Josué era seu companheiro fiel e inseparável á quase 40 anos, já havia mostrado todos os requisitos necessários para substituí-lo, porém, Moisés achou por bem transferir a Deus a responsabilidade da escolha. O Próprio Deus escolhe Josué e ordena a Moisés que introduza o moço em seu lugar, não é como nos dias de hoje onde obreiros que não observam a palavra do Senhor, escolhem e separam para o ministério pessoas neófitas, sem compromisso com a palavra de Deus e nem com a sua obra ( digo isso com temor e tremor diante do Senhor), líderes que não passam pelo crivo de Deus, antes, se tem um bom dízimo, uma boa oferta, um bom relacionamento com o ministério da igreja, faz parte da família do pastor da Igreja, esses tem previlégios e recebem total respaldo para escolherem quem bem entender , verdadeiro nepotismo no meio da Igreja de Cristo... Que o Senhor tenha misericórdia da sua noiva.

2- Josué tinha o Espírito de Deus (Nm 27:18 p/b);

"Homem em que há o Espírito, e põe a sua mão sobre ele."

Observe que Deus diz a Moisés o porque estava escolhendo Josué para lhe substituir. Josué tinha o requisito principal que o diferenciava de qualquer outro suposto candidato ao cargo do Patriarca, Josué tinha o Espírito de Deus.
Moisés era um líder cheio do Espírito a ponto de o próprio Deus tirar do Espírito que estava sobre ele e repartir com setenta Anciãos de Israel, e todos foram cheios do Espírito e profetizaram...(Nm 11:25). Para substituír Moisés teria que ser alguém especial e que fosse de um nível espiritual diferenciado, não poderia ser um descompromissado, um desinteressado pelas coisas de Deus, mas, teria que ter a unção de Deus sobre sua vida, Josué era esse homem.
Todas as vezes que Moisés subia ao monte pra falar com Deus, Josué seu servo, o acompanhava e ficava intercedendo pelo seu líder ao pé do monte. A Presença de Deus se manifestava no cume do monte e Deus falava com Moisés face a face, saíam relâmpagos e trovões, e a glória de Deus se manifestava a Moisés, porém, Josué contemplava tudo aquilo ao pé do monte, aprendeu a se relacionar com Deus e a reconhecer a sua Glória, creio que Josué também recebia a sua parcela de unção e de intimidade com o Eterno por causa da sua obediência e fidelidade.
Quem possui o Espírito faz a diferença, não precisa fazer propaganda de si mesmo, não precisa de marqueteiros espirituais para que seja renomado, conhecido. Quem tem o Espírito não corre atrás dos holofotes e nem está sempre em evidência, porém, quem tem o Espírito de Deus é reconhecido no céu, pelo próprio Deus. oh Glória.

3- Josué foi Instruído e Preparado na Palavra (Nm 27:19);

"E Apresenta-o a Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhes mandamentos aos olhos deles";

Deus agora manda com que Moisés apresente Josué ao sacerdote Eleazar, para ser instruído acerca da palavra do Senhor, daquele dia em diante o sacerdote seria um intérprete de Josué com relação á Torá. (midrashi Rash). Deus advertiu Josué após a morte de seu Líder Moisés, algum tempo depois dizendo:

" Tão somente esforça-te e tende bom ânimo para teres o cuidade de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita e nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, prudentemente te conduzirás."(Js 1:7 a 8).

Josué foi preparado e instruído pela palavra de Deus, oxalá que nossos líderes desta geração possam ter como referência homens como Josué, que priorizou a palavra do Senhor em seu ministério, são tantas liturgias religiosas, Shows gospel, e estão deixando de priorizar a Palavra de Deus, cultos que tem 2 horas de duração reservam 80% desse tempo pra tudo, e os outros 20% do tempo para dividir com a Mensagem e outras coisas afim, que possamos dizer como o salmista no (Sl 119:11) - " Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Tí"), ou como Paulo quando escreveu a Timótio dizendo:

" Procura apresentar-te como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar, e que maneje bem a palavra da verdade". (2 Tm 2:15).

Peçamos a Deus para que continue levantando homens e mulheres com compromisso com a Palavra e que se dediquem a ela, no intuito de semearmos a cada dia a lei do Senhor nos corações sedentos e famintos por Deus.

" A Palavra de Deus é o Equilíbrio, para um mundo desiquilibrado".

4- Josué foi Investido de autoridade. (Nm 27:20).

" E Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel"; (bíblia shedd).


Por último, o Senhor manda com que Moisés transfira para Josué toda sua dignidade e autoridade para que quando o povo de Israel olhasse para Josué, vislumbrasse a mesma glória que havia sobre a vida e ministério do Patriarca. Essa autoridade não era por força e nem por violência, e sim, por uma vida de dignidade e fidelidade diante do Todo Poderoso, não é como nos nossos dias que as pessoas querem ser obedecidas pelo simples fato de terem o "poder" ou a posição em evidência, as vezes até usam e abusam desse "poder" para realizar as suas vontades e desejos, aquilo que lhe trará benefício próprio, etc. Josué nos mostrou ao longo da história de seu ministério, que soube muito bem lidar com o poder de liderança que lhe foi confiado pelo próprio Deus, e o mais interessante de tudo é que o povo que era liderado por ele, reconheciam e admiravam sua autoridade e dignidade. Ter autoridade não quer dizer ser mandão, ser autoritário, mas é ser espiritual o suficiente para entender como lidar com aquilo que Deus lhe confiou.
Quem tem autoridade espiritual, não existe Jordão que não se abra (Js 3:9 ao 17);
Quem tem autoridade espiritual, não existe muros e nem Jericó que fiquem de pé (Js 6:1 ao 27);
Quem tem autoridade espiritual, ora e o sobrenatural acontece. (Js 10:12 ao 15).



Que possamos ter as Qualificações encontradas na vida deste homem de Deus chamado Josué, e que seu ministério sirva de exemplo para os líderes da seara do Mestre.



Ao Eterno toda honra, louvor e glória para todo sempre;



Ev. Anderson Araújo.