sábado, 26 de junho de 2010

Dar-te-ei dois mil cavalos - Isaías 36:8.


“Dar-te-ei dois mil cavalos se tu preparares dois mil cavaleiros para eles” (IsaÍas 36:8). וְאֶתְּנָה
לְךָ, אַלְפַּיִם סוּסִים--אִם-תּוּכַל, לָתֶת לְךָ רֹכְבִים עֲלֵיהֶם. (Fonética: “ Vê-Etenâh lê-Há alpâim sussîm, im-tuHal latét lê-Há rêHavim aleihêm). Há um verdadeiro treinamento de fé no espaço ou intervalo entre a promessa e o milagre, o acontecer daquilo que foi prometido. O primeiro exemplo bíblico está na vida de Abraão. Deus o chama de Ur dos Caldeus, da sua terra e parentela e lhe faz promessa. Ele pronta e fielmente obedece.

No verso 4 do capítulo 12 de Gênesis, lemos: “Assim partiu, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de 75 anos, quando saiu de Harã”. A inquietude que sempre mexia no coração de Abraão era o fato de não ter herdeiro e, por consegüinte, já esboçava uma solução: “Eis que não me tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro”, Gênesis 15:1-3. Deus prontamente apresenta-lhe a solução: “mas aquele que de ti será gerado, esse será o herdeiro”(v.4).

Os anos se passaram, 24 anos e o capítulo 17:1 mostra que o Patriarca já estava com 99 anos de idade. Nesse capítulo vem, novamente, a reafirmação do nascimento do seu filho prometido. Como é sabido, Deus age no seu tempo. Em hebraico, o tempo comum, é ‘zêmânn’; mas o tempo de Deus é “ét”, ou seja, na ‘estação de Deus’ como o exemplo de Gênesis 18:14 – “Ao tempo (“ét”) determinado”.


Entre a promessa e o cumprimento da mesma na vida de Abrão e Sarai, muitas coisas aconteceram, como a precipitação de Sarai (Sara), em Gênesis 16:2-4, dando Agar como solução da promessa de um filho; os nomes de ambos são mudados para os novos projetos de Deus (cap.17:5 e 15), pois no intervalo para o homem, Deus sempre está trabalhando para cumprimento do seu propósito.

O caso de José é o segundo forte exemplo de treinamento de fé entre a promessa e o milagre. No coração de José havia muitos sonhos e projetos e, na “estação de Deus”, tudo aconteceria! O degrau para ele seria: escravidão, prisão e trono. Como herói sonhador passa por duras provas. O Salmo 105:17 resume: “Mandou diante deles um varão que foi vendido por escravo: José, cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferros”.

O terceiro exemplo é o de Davi. Desde que matou Golias, ainda muito novo, não teve mais sossego e, dia e noite, era cruelmente perseguido pelo rei Saul. Humanamente falando, vivia a um passo da morte (I Samuel 20:3-b). Tornou-se vil aos olhos do seu rei como “cão morto” ou “pulga” (I Samuel 24:14).

Deus sabe como treinar os seus vasos prestes a tomar posse de uma bênção especial, de um milagre. Isaque esperou 20 anos para ser pai (Gênesis 25:20 e 26); Calebe soube esperar em fé por 45 anos para tomar posse da sua bênção (Josué 14:10). Paulo pode dizer antes de Filipenses 4:13 ( “Posso”) - “Já sei”, “aprendi” e “estou instruído” (versos 11 e 12).

Creia que o milagre vai acontecer! Para Deus, já aconteceu; para a fé confiante que espera em “expectativa de fé” (Salmo 40:1, esperar (heb), ‘lekevot’ – esperar em expectativa de fé), tudo está sob o comando de Deus.


DAR-TE-EI DOIS MIL CAVALOS

No texto de Isaías 36:8, há o desafio que vem em forma de barganha por parte do poderoso exército da Assíria: “Dar-te-ei dois mil cavalos se puderes achar cavaleiros para montar”. O rei Ezequias deveria fazer montar neles dois mil soldados. Certamente, havia soldados, contudo, não estavam preparados para a luta, para o combate. Não havia dois mil homens que pudessem guerrear cavalgando. Não estavam preparados para isso mesmo com os cavalos belicamente selados.

A lição para nós hoje é: “Se você aprender a montar, Deus lhe dará um cavalo”; “Se você se preparar para a promessa, Ele a tornará real para você! Prepare-se para “montar” na sua bênção, para tomar posse daquilo que Deus lhe tem prometido, pois fiel é o que prometeu e, “na estação de Deus”, acontecerá, “pois o choro pode durar a noite inteira (longo ou curto intervalo), mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30:5).

Prepare-se para a montaria em fé, oração e ação! O cavalo passará selado à sua frente, pronto para ser montado.

Nele, que cumpre as promessas em Seu tempo;


Ev.Anderson Araújo.


fonte: Café Torah/ Estudos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Falsa Ideologia da Copa do Mundo!


Desde o dia 11 de Junho do mês corrente, estamos vivendo uma febre mundial denominada “Copa do Mundo”, onde pessoas se voltam única e exclusivamente para esta festa futebolística que acontece a cada 4 anos. Os comércios param, as empresas dispensam seus funcionários mais cedo, as torcida se reúnem em bares com amigos ou então em família e tudo parece virar uma festa só, a alegria contagiante de torcedores que aos gritos de euforia empurram seu time (País) que está em busca de um reconhecimento mundial e de um troféu banhado a ouro, para então dizerem durante mais 4 anos que, são OS Melhores do Mundo.



E porque não falar daqueles milhares de pessoas que deixaram seus países, suas casas, seus problemas e foi de malas prontas para a tão sonhada viagem a copa, onde a mídia que é a maior responsável pela divulgação desta festa, transpassa uma Ideologia de que a copa é a festa da União, da harmonia e da paz, onde as diferentes etnias e nações se confraternizam e deixam suas diferenças sociais, políticas e religiosas de lado em prol do seu patriotismo.


Porém, diante desta breve narrativa que acabei de discursar, parece até que a tal Copa do Mundo seria então o “remédio” para esta geração, onde tantas guerras tiram milhares de vidas a cada instante, onde a violência reina, coisas que segundo a mídia não existe em época de copa do mundo, porém temos que lembrar que este evento de Futebolístico só dura 1 mês, e que após o próximo dia 11 de Julho de 2010, tudo voltará a ser o que era antes, todos voltaram para seus países, para suas casas, para seus problemas do cotidiano e aquele espírito da copa, ficará somente na lembrança e nas fotografias que foram tiradas, quantos colocarão a cabeça no travesseiro e terão como companheira a insônia e a depressão se depararão com as brigas e infidelidades conjugais, quantos que talvez usaram a copa como um refúgio para tentar esquecer seus problemas, e se esquecem que tudo isso passará e tornarão a ter que encará-los quando tudo isso acabar? Para alguns seria então melhor que existisse "copa do mundo" todos os dias...


É por isso que nós que somos firmados em Cristo não precisamos da tão falada copa do mundo para sermos mais felizes ou vivermos em harmonia, a nossa Paz é eterna pois quem nos proporciona é o Senhor. Não nos deixamos levar por esses sentimentos momentâneos e passageiros, enquanto pessoas esperam 4 anos para se sentirem melhor, ou para fugir dos problemas, nós os salvos em Cristo vivenciamos isso todos os dias sabendo em quem temos confiado e a quem temos entregado nossas vidas, é como João disse:

“Não ameis o mundo e nem o que no mundo há porque quem ama o mundo o amor do pai não está nele. Porque tudo que há no mundo a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne, e a soberba da vida não são do pai e sim do mundo. Ora, o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. I Jo 2:15 ao 17.

O que nos diferencia em tudo isso, é que estamos correndo em busca de um objetivo muito mais além do que um simples troféu banhado a ouro, do que fama ou prestígio, coisas que são temporais e passageiras, estamos buscando a vida eterna com Cristo que nos prometeu entregar um prêmio que temos certeza que a ferrugem não comerá e o tempo não apagará da história . Termino este singelo texto com as maravilhosas palavras de Jesus afirmando que:


Ao que vencer, de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte Ap - 2:11,

Ao que vencer, dar-lhe-ei de comer da árvore da vida Ap - 2:7,

Ao que vencer, darei do maná escondido, e seu nome escrito em uma pedra branca Ap – 2:17;

Ao que vencer, e guardar as minhas obras até o fim, darei poder sobre as nações Ap – 2:26;

Ao que vencer, farei com que se assente comigo no meu trono Ap – 3:21;

Que o Eterno continue nos proporcionando a fé necessária para continuarmos firmes e constantes, aguardando o seu regresso em tempo oportuno.


Cristo Esperança nossa;

Ev. Anderson Araújo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma Preciosidade da Língua Hebraica.



"Um texto belíssimo escrito pelo meu amigo Pr. Marcelo de Oliveira, do blog A Supremacia das Escrituras, trazendo um riquíssimo conhecimento da língua hebraica á todos os que amam e desejam um maior aprofundamento nas Escrituras Sagradas".



“Veio a mim a palavra do Senhor: O que é que vês, Jeremias? E eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, pois eu velo sobre a minha palavra, para a cumprir” (Jr 1.11,12)



Este texto está dentro do contexto da vocação de Jeremias por Deus para ser profeta. Jeremias estava querendo resistir ao chamado, dizendo que era muito jovem, que não sabia falar, mas Deus insistia e, através de duas visões, lhe dá a certeza que cumprirá a sua Palavra, a qual Jeremias deveria profetizar.


O texto acima, é a primeira visão, na qual Deus assegura que irá cumprir a sua palavra.

A chave deste dois versículos, está no jogo de palavras entre שָׁקֵד ( [shaqued] “amendoeira”) e שֹׁקֵד ( [shoqued] - forma verbal – “o que vela, o que vigia”).


O que tem a ver um com o outro? Que mensagem é transmitida através deste jogo de palavras?

Neste exemplo, vemos a riqueza da língua hebraica, onde vemos um jogo de palavras. São duas palavras formadas pelas mesmas consoantes (Shin, Kof, Dálet), ou seja, que possuem a mesma raiz. A única diferença entre as duas palavras é a 1º vogal. Uma é “a” e a outra é “o”. Quem conhece a língua hebraica capta este jogo imediatamente ao se deparar com o texto original sem precisar de algum comentário.

Você deve estar se perguntado: “Qual é a relação da vara de amendoeira com a Palavra do Senhor”?

A amendoeira é a primeira flor a florir depois do inverno. Pode-se dizer que ela desperta cedo e já está alerta enquanto as outras árvores começam a florir. O erudito William L. Holladay diz que “ela (a amendoeira) vigia pela chegada da primavera”.

Jeremias vem da cidade de Anatot, que é um centro de plantio de amendoeiras. As amendoeiras fazem parte do seu cotidiano. Podemos imaginar Jeremias olhando um galho da amendoeira e fazendo uma livre associação, através dos sons, com o verbo “estar acordado, alerta, despertado, vigiando, velando” e ver nisto uma mensagem de Deus que lhe assegura que Ele irá velar, cuidar da sua Palavra para que esta se cumprisse logo.


וַיְהִי דְבַר־יְהוָה אֵלַי לֵאמֹר מָה־אַתָּה רֹאֶה יִרְמְיָהוּ וָאֹמַר מַקֵּל שָׁקֵד אֲנִי רֹאֶֽה׃

וַיֹּאמֶר יְהוָה אֵלַי הֵיטַבְתָּ לִרְאֹות כִּֽי־שֹׁקֵד אֲנִי עַל־דְּבָרִי לַעֲשֹׂתֹֽו׃




Wayehy devar Adonay Elay Lemor Ma Atah Roeh Yirmeyahu Va Omar Maqqel Shaqued Ani Roeh. (Jr 1.11)

Wayomer Adonay Elay heytavta Lir’ot Ki Shoqued Al Devary La Asôto (Jr 1.12).



"Se você estiver interessado em aprender mais sobre esta língua sagrada (o Hebraico), entre em contato conosco pelo e-mail: anderson.caraujo@hotmail.com e estaremos dando mais detalhes de como fazer para obter as aulas com preço promocional". Voltaremos em breve a dar mais detalhes sobre as aulas de hebraico neste blog.


Fonte: Blog A Supremacia das Escrituras,
autor: Pr. Marcelo de Oliveira.


por Ev. Anderson Araújo.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Mar já não existe!


"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe". Ap 21:1.


O alvo e a expectativa final da fé da Igreja é de um novo mundo, transformado e redmido, onde Cristo permanecerá com seu povo e a justiça reinará em santa perfeição. O amoroso apóstolo João, tem o vislumbre de um futuro bem próximo onde os Escolhidos do Senhor terão uma recompensa por todas as adversidades que enfrentaram aqui neste tempo presente (Rm 8:18), ele observa atentamente a visão de um novo céu e de uma nova terra na qual nunca havia visto antes, fico a imaginar que visão maravilhosa teve nosso irmão João. Porém, o que me chama a atenção nesse episódio vivido pelo apóstolo, é justamente o que ele (João) não viu, é a última parte do versículo supracitado onde ele diz: "E O MAR JÁ NÃO EXISTE", Interessante não? fiquei a meditar então na referência que João faz por não contemplar naquela visão o MAR, a partir de então, Deus me fez entender a mensagem que João queria passar para os leitores deste capítulo tão peculiar. Quando João enfatizou que O mar não existe entendi que alguns significados importantes existem por tráz desta frase:


Mar simboliza: Inquietação, Dúvidas e Separação:

O apóstolo do amor era um pescador por profissão (Mc 1:19,20), portanto sabia muito bem lidar com o mar e as suas intempéries. Quantas madrugadas frias e escuras não passou João nas águas geladas do mar da Galiléia exercendo seu papel de pescador, porém, sabia ele o quanto era difícil lutar contra o vai e vem das ondas, as cheias das marés e a dificuldade de pescar em um mar revolto e Inquieto. João ao contemplar a visão, enfatiza que o Mar já não existe, entendo que ele lembrou-se de quantas vezes teve que enfrentar águas agitadas, tempestades com fortes ventos, a própria inquietação dos discípulos ao ver o seu barco indo quase a pique e Jesus levantando-se na ocasião e repreendendo a Inquietação do mar e a fúria do vento (Mc 4:35 ao 41), então, ele se depara com a visão dizendo: Eu ví um novo céu, e uma nova terra, mas Mar eu não vi. oh glória. quando chegarmos ao céu e desfrutarmos desta gloriosa visão que teve João, não existirá mais Inquietação alguma que nos tire a paz, a tranquilidade, a bonança, nãom viveremos mais preocupados com o amanhã, nem com o que vai acontecer no futuro. Não haverá mais ansiedade que corrói a alma e nem frustrações que dilaceram corações, mas, somente haverá alegria e gozo eternal, pois, O Mar já não existe .

Não haverá mais Dúvidas:

Assim como Inquietação, o mar simboliza Dúvida, porquê? porque todas as vezes que os discípulos levavam seus barcos para o mar para a pesca, eles não sabiam o que iriam encontrar pela frente, simplismente se preparavam, colocavam suas redes no barco, seus acessórios de pesca e partiam para mar alto no intuíto de trazerem seu sustento, porém, não havia uma certeza de pesca bem sucedida e quantas vezes eles voltaram para praia de mãos vazias sem nenhum peixe em suas redes, lembremos que em uma ocasião Jesus manda os discípulos voltarem ao mar alto e jogarem as redes, pois naquela madrugada não haviam pescado nada, mas, segundo a palavra de Jesus, eles entraram novamente no barco e obedeceram a palavra do Mestre, quando recolheram as redes haviam muitos peixes que quase rompiam as redes (Mc 5:1 ao 11).


Nosso dia a dia não é diferente, fazemos nossos deveres, tomamos decisões porém, em muitas situações encontramos dúvidas, faço ou não faço, prego ou não prego, canto ou não canto, e muitas outras interrogações que invadem a nossa mente, quanto mar de dúvidas não enfrentamos no nosso dia a dia, mas João nos anima afirmando com toda avidez, que quando chegar o grande dia o Mar de Dúvidas não existirá, tudo será visível, esclarecedor, limpo, claro e objetivo, não haverá mais SEPARAÇÃO , como existem nos mares aqui desta terra, como por exemplo os OCEANOS ( Índico, Pacífico, Atlântico) que separam os continentes e os povos , nações e etnias, mas na visão de João o Mar não existe, então podemos afirmar segundo a Palavra que lá não haverá separação alguma, Jesus disse:


"Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." ( Ap 21:7), estaremos então para sempre com Ele, veremos seu rosto, e reinaremos com ele em glória para todo sempre, amém.


Tenhamos a certeza que este glorioso dia está muito mais perto de nós, do que quando aceitamos a fé, ora vem Senhor Jesus.


Nele que virá muito em breve para nos buscar;


Ev. Anderson Araújo.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Josué um exemplo de Liderança.



Deus fala com Moisés e revela-lhe o fim de seu ministério como líder diante de Israel. O Senhor manda com que ele suba ao monte Abarim e olhe a terra da promessa porque dali a pouco tempo seria recolhido assim como fora seu irmão Arão (Nm 27:12 a 14), pela desobediência cometida no deserto de Zim quando Deus ordenou Moisés falar a rocha para que saísse as águas e assim saciasse a sede do povo, porém, Moisés simplismente a Feriu por 2 vezes, deixando de Crêr na Palavra do Eterno ( Nm 20:7 a 13).

Ao ouvir as palavras do Senhor, Moisés como um verdadeiro Líder reconhece sua condição e apenas faz um pedido em especial ao Senhor, antes de ser sepultado:

"Ó Senhor, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor". (Nm 27:15 a 17).

Observe que interessante o pedido de Moisés, a preocupação do libertador de Israel para com a congregação do Senhor para que Deus ponha um homem segundo a Sua vontade, em nenhum momento Moisés expressou o seu desejo em colocar alguém em seu lugar, mas, transferiu á Deus a responsabilidade de continuar o seu legado. Deus então escolhe um sucessor para Moisés á sua altura, um moço que daria continuidade ao legado de Moisés sem dever nada pra ninguém, o seu nome é JOSUÉ.

Josué é o protótipo do verdadeiro líder que todos nós deveriamos nos espelhar. Josué passou por todas as etapas e experiências em sua jornada, portanto tinha bagagem para no tempo certo, exercer o tão árduo ministério de substituir Moisés. Josué foi escravo no Egito, foi soldado (chefe) do Exército de Israel na batalha contra os Amalequitas, foi servo de Moisés ao ser seu fiel servidor em toda sua jornada no deserto, conhecido por todos como o moço de Moisés; não se apartava do meio da tenda (Ex 33:11). Josué não pulou etapas para alcançar as promessas de Deus em sua vida, quem tem promessa não precisa burlar as leis, não precisa pisar em ninguém e muito menos se promover usando de artifícios humanos para alcançar o desejado reconhecimento.

As Qualificações de um Líder ( Nm 27:18 a 23):

1 - Josué foi Escolhido pelo próprio Deus ( Nm 27:18 p/a);

"Então, disse o Senhor a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num...

Veja que não foi Moisés quem indicou o seu moço para ser o seu sucessor, poderia até ser o desejo do coração do Patriarca, afinal de contas, Josué era seu companheiro fiel e inseparável á quase 40 anos, já havia mostrado todos os requisitos necessários para substituí-lo, porém, Moisés achou por bem transferir a Deus a responsabilidade da escolha. O Próprio Deus escolhe Josué e ordena a Moisés que introduza o moço em seu lugar, não é como nos dias de hoje onde obreiros que não observam a palavra do Senhor, escolhem e separam para o ministério pessoas neófitas, sem compromisso com a palavra de Deus e nem com a sua obra ( digo isso com temor e tremor diante do Senhor), líderes que não passam pelo crivo de Deus, antes, se tem um bom dízimo, uma boa oferta, um bom relacionamento com o ministério da igreja, faz parte da família do pastor da Igreja, esses tem previlégios e recebem total respaldo para escolherem quem bem entender , verdadeiro nepotismo no meio da Igreja de Cristo... Que o Senhor tenha misericórdia da sua noiva.

2- Josué tinha o Espírito de Deus (Nm 27:18 p/b);

"Homem em que há o Espírito, e põe a sua mão sobre ele."

Observe que Deus diz a Moisés o porque estava escolhendo Josué para lhe substituir. Josué tinha o requisito principal que o diferenciava de qualquer outro suposto candidato ao cargo do Patriarca, Josué tinha o Espírito de Deus.
Moisés era um líder cheio do Espírito a ponto de o próprio Deus tirar do Espírito que estava sobre ele e repartir com setenta Anciãos de Israel, e todos foram cheios do Espírito e profetizaram...(Nm 11:25). Para substituír Moisés teria que ser alguém especial e que fosse de um nível espiritual diferenciado, não poderia ser um descompromissado, um desinteressado pelas coisas de Deus, mas, teria que ter a unção de Deus sobre sua vida, Josué era esse homem.
Todas as vezes que Moisés subia ao monte pra falar com Deus, Josué seu servo, o acompanhava e ficava intercedendo pelo seu líder ao pé do monte. A Presença de Deus se manifestava no cume do monte e Deus falava com Moisés face a face, saíam relâmpagos e trovões, e a glória de Deus se manifestava a Moisés, porém, Josué contemplava tudo aquilo ao pé do monte, aprendeu a se relacionar com Deus e a reconhecer a sua Glória, creio que Josué também recebia a sua parcela de unção e de intimidade com o Eterno por causa da sua obediência e fidelidade.
Quem possui o Espírito faz a diferença, não precisa fazer propaganda de si mesmo, não precisa de marqueteiros espirituais para que seja renomado, conhecido. Quem tem o Espírito não corre atrás dos holofotes e nem está sempre em evidência, porém, quem tem o Espírito de Deus é reconhecido no céu, pelo próprio Deus. oh Glória.

3- Josué foi Instruído e Preparado na Palavra (Nm 27:19);

"E Apresenta-o a Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhes mandamentos aos olhos deles";

Deus agora manda com que Moisés apresente Josué ao sacerdote Eleazar, para ser instruído acerca da palavra do Senhor, daquele dia em diante o sacerdote seria um intérprete de Josué com relação á Torá. (midrashi Rash). Deus advertiu Josué após a morte de seu Líder Moisés, algum tempo depois dizendo:

" Tão somente esforça-te e tende bom ânimo para teres o cuidade de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita e nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, prudentemente te conduzirás."(Js 1:7 a 8).

Josué foi preparado e instruído pela palavra de Deus, oxalá que nossos líderes desta geração possam ter como referência homens como Josué, que priorizou a palavra do Senhor em seu ministério, são tantas liturgias religiosas, Shows gospel, e estão deixando de priorizar a Palavra de Deus, cultos que tem 2 horas de duração reservam 80% desse tempo pra tudo, e os outros 20% do tempo para dividir com a Mensagem e outras coisas afim, que possamos dizer como o salmista no (Sl 119:11) - " Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Tí"), ou como Paulo quando escreveu a Timótio dizendo:

" Procura apresentar-te como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar, e que maneje bem a palavra da verdade". (2 Tm 2:15).

Peçamos a Deus para que continue levantando homens e mulheres com compromisso com a Palavra e que se dediquem a ela, no intuito de semearmos a cada dia a lei do Senhor nos corações sedentos e famintos por Deus.

" A Palavra de Deus é o Equilíbrio, para um mundo desiquilibrado".

4- Josué foi Investido de autoridade. (Nm 27:20).

" E Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel"; (bíblia shedd).


Por último, o Senhor manda com que Moisés transfira para Josué toda sua dignidade e autoridade para que quando o povo de Israel olhasse para Josué, vislumbrasse a mesma glória que havia sobre a vida e ministério do Patriarca. Essa autoridade não era por força e nem por violência, e sim, por uma vida de dignidade e fidelidade diante do Todo Poderoso, não é como nos nossos dias que as pessoas querem ser obedecidas pelo simples fato de terem o "poder" ou a posição em evidência, as vezes até usam e abusam desse "poder" para realizar as suas vontades e desejos, aquilo que lhe trará benefício próprio, etc. Josué nos mostrou ao longo da história de seu ministério, que soube muito bem lidar com o poder de liderança que lhe foi confiado pelo próprio Deus, e o mais interessante de tudo é que o povo que era liderado por ele, reconheciam e admiravam sua autoridade e dignidade. Ter autoridade não quer dizer ser mandão, ser autoritário, mas é ser espiritual o suficiente para entender como lidar com aquilo que Deus lhe confiou.
Quem tem autoridade espiritual, não existe Jordão que não se abra (Js 3:9 ao 17);
Quem tem autoridade espiritual, não existe muros e nem Jericó que fiquem de pé (Js 6:1 ao 27);
Quem tem autoridade espiritual, ora e o sobrenatural acontece. (Js 10:12 ao 15).



Que possamos ter as Qualificações encontradas na vida deste homem de Deus chamado Josué, e que seu ministério sirva de exemplo para os líderes da seara do Mestre.



Ao Eterno toda honra, louvor e glória para todo sempre;



Ev. Anderson Araújo.